"Conceber tal esperança"

24 de Outubro de 2021

 Ano 15 - Artigo 42 - Número Sequencial 845 - 24 Outubro 2021


Saudações, estimado Irmão!

"CONCEBER TAL ESPERANÇA"
 

Sonhos, desejos e aspirações são condições indispensáveis do que chamamos de natureza humana. A partir do momento em que cremos ser merecedores, concebemos e projetamos a posse de algo ou a mudança de determinada situação.

Na concepção de que o homem é a interação dinâmica da tríade corpo, alma e espírito, ele deve se lembrar de que, diante dos desejos, uma venda nos olhos não pode obstaculizar sua visão intelectual. Se a procura por alguma realização lhe bater à porta, ela deve ecoar em sua mente: - Como posso conceber tal esperança?

Apesar da beleza que nos encanta no plano corpóreo ou material, ele deve estar convicto de que este belo não lhe trará amarras, nem o conduzirá por caminhos escabrosos.
 

AFINAL, O CORPO DO MAÇOM DEVE SER LIVRE E DE BONS COSTUMES.


À medida em que nos debruçamos nas experiências terrenas da vida, vamos ampliando nosso espectro substituindo o belo pelo forte. Compreendemos, então, ser necessária uma nova postura, um “nascer de novo”.
 

AFINAL, A ALMA DO MAÇOM DEVE SE INSTRUIR E SE APERFEIÇOAR.


Do pó viemos e a ele retornaremos! Já conhecemos o elemento terra, ao qual devolvemos o corpo daqueles que amamos. Na lição que a efemeridade da vida nos ensina e comumente desprezamos, continuamos indo em frente diante dos redemoinhos do ar enfrentando com vitalidade os tumultos, paixões e toda sorte de dificuldades, que em si é a própria vida.

Mas, o amadurecimento nos consente um certo desapego e superamos este plano de dualidades. Então, procuramos a evolução nos depurando com a água da pureza de propósito e superamos as nódoas causadas pelas ações irrefletidas.

Assim, na escada ascendente alcançamos o plano superior pela força de vontade e pela constância do trabalho usando a razão, a ciência e a decisão refletida. Ainda nas trevas, mas desejosos da Luz, somos movidos pelo desejo da virtude. Mas, pode o espírito conceber tal esperança? Sim!
 

AFINAL, O ESPÍRITO DO MAÇOM DEVE PRESTAR CULTO À VIRTUDE.


Viver é uma prova de fogo permanente. Para nos manter limpos e puros são imprescindíveis o fervor e o zelo, com os quais trabalhamos para tornar feliz a humanidade.
 

A GRANDE INICIAÇÃO DA VIDA,
NÃO É RECEBER A LUZ
MAS, PERMANENTEMENTE COMBATER AS TREVAS!
SIC TRANSIT GLORIA MUNDI


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos