EBIQUIDADE MAÇÔNICA

31 de Outubro de 2021

 Ano 15 - Artigo 43 - Número Sequencial 846 - 31 Outubro 2021


Saudações, estimado Irmão!

EBIQUIDADE MAÇÔNICA
 

O sentido que imprimimos à palavra Ubiquidade não se restringe à ideia de Onipresença, embora sejam vocábulos semelhantes. A Onipresença diz respeito à faculdade divina de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, portanto tem conotação de cunho teológico. E Maçonaria não é religião e nem Maçons são santos!

A Ubiquidade que trataremos é a qualidade ou característica marcante daquilo que existe ou está presente simultaneamente em praticamente todos os lugares, se identifica e se projeta em tudo e em todos.

Por exemplo, em regiões da Terra com predominância de céu nublado, as edificações também tendem para os tons de cinza, as roupas são mais sóbrias, o povo mais reservado e o tempo, aparentemente corre mais devagar.

A ubiquidade neste exemplo é a vibração em uníssono com o ambiente externo, com o tom cinza presente em tudo no cotidiano nublado. O cinza aqui representa o termo médio entre a escuridão e a luz. Não estamos nas trevas da escuridão, ao mesmo tempo, não dispomos dos contrastes das cores vivas das regiões quentes e ensolaradas, ou seja, da claridade da luz. Toda a vibração gira em torno do cinza. A Ubiquidade é este fluido comum, que nos traz a ideia do todo no ambiente.

Então, o que seria nossa Ubiquidade como Maçons?

Seriam os valores e preceitos da Moral e da Razão? Não! Pois, todos nós temos frequentes exemplos de “Cains” em nossas vidas.

Seria a ritualística maçônica? Também não! Pois são muitos os Ritos e diversas são as formas de interpretá-los.

O que está realmente em todos os lugares maçônicos, impregnado em todos os Maçons é a centelha, a vibração que irradia e que somos capazes de captá-la entre todos os iniciados, indiferentes de seu grau e condição. A esta Ubiquidade denominamos FRATERNIDADE.

Não apenas uma fraternidade institucional corporativista, mas a fraternidade profunda e universal desenvolvida pelo sentimento de afeto. A faculdade que adquirimos de amar alguém que não conhecemos, fundada no respeito ao Irmão que como tal reconhecemos e como pessoa humana.
 
Todos nós já ouvimos e alguns de nós vivenciamos ser a Maçonaria uma Fraternidade Universal. Basta viajar pelo mundo maçônico. Onde eu estiver, ao encontrar um iniciado em nossos Augustos Mistérios, resplandece uma empatia instantânea, pois há nele tudo aquilo que habita também em mim.

Reconhecemos naquele a quem chamamos de Irmão uma imediata vibração de afeto, marcas que também possuímos, ainda que eu ou ele estejamos adormecidos.
 

A UNIVERSALIDADE MAÇÔNICA É A
UBIQUIDADE DO AMOR FRATERNAL,
UM FLUÍDO VIBRACIONAL A NOS AFERIR
A RETIDÃO PELO PRUMO E A IGUALDADE PELO NÍVEL.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos