5W2H

12 de Dezembro de 2021

 Ano 15  Artigo 49  Número Sequencial 852 12 Dezembro 2021


Saudações, estimado Irmão!

5W2H
 

Caminhamos para o encerramento de mais um ano. Além das naturais atividades festivas, ocasiões em que lamentamos algumas coisas e agradecemos por outras, devemos, neste momento, concentrar nossas energias para um estado de serenidade, que nos permitirá refletir sem paixões sobre o que vivenciamos em 2021.

As iniciais-título do artigo se referem a indagações utilizadas pelo filósofo grego Aristóteles, no ensino de ética, em ‘Ética a Nicômaco’ (Livro 3), conhecida obra dedicada ao seu filho. Ele as chama de “sete circunstâncias”, entendidas como ocasião, situação. Ele parte do pressuposto de que, para além do conhecimento, as perguntas são ponto de partida para o aprendizado. Em tradução livre, as sete perguntas são: quem, o que, quando, onde, por que, de que modo, por qual meio.
 
Estas indagações foram utilizadas mais tarde para o desenvolvimento da retórica. Nos tempos modernos chegaram ao jornalismo e às práticas organizacionais, com o acrônimo em inglês: 5 W 2 H = Who? What? Where? When? Why? How? How Much?

Neste momento singular em que vivemos, como nos valer deste aprendizado para os nossos labores?

Primeiramente é um exercício de conscientizar-se de que passamos continuadamente por três momentos magnos: Iniciação, Elevação e Exaltação. Não nos referimos às Sessões Magnas do espaço físico do Templo Maçônico. Falamos dos acontecimentos com os quais interagimos no mundo profano e que nos fortalecem no Templo Interior.

QUANDO ME INICIEI?
O QUE ME ELEVOU?
QUEM ME EXALTOU?


A todo momento a vida nos oferta a possibilidade de ascender a um novo patamar, abandonar uma conduta imprópria, iniciar um processo de crescimento e aprender sobre a doçura e o amargor, próprios do viver. Não importa o caminho para principiar nossos passos em direção à nossa iniciação diária, e sim o próprio caminhar, abrir os olhos e a consciência para o despertar.

Não sendo o homem dotado de asas, nossa projeção ao alto não se faz no plano material, mesmo sendo imprescindível o uso dos nossos sentidos físicos para tal enlevo. As impressões captadas pelos órgãos sensoriais sensibilizam o coração e alertam o cérebro possibilitando um despertar para a promoção do bem-estar da Humanidade. A dor e a necessidade do próximo nos fazem compartilhar o pão elevando-nos acima do conhecimento e do aprendizado.

O conceito de ‘exaltação” tem muitos significados. Ele abrange da autopromoção ao descontrole. Exaltar a si próprio, exaltar os ânimos e se exaltar comparativamente ao outro.  A Maçonaria nos ensina que não devemos nos exaltar em nenhuma hipótese ou circunstância.

O comportamento de companheirismo, nosso polimento, a fraterna cortesia, as mãos voltadas ao alto e oferecer o coração. Deitamos ao solo uma vida passada em erro e nos confortamos com o resgate dos Companheiros que alcançaram a maestria unindo mãos, pés, joelhos, ombros e, principalmente, corações para vencer as dificuldades e exaltar os Sãos Princípios da Maçonaria.

Refletimos sobre as três indagações. Ainda nos restam outras quatro: onde, por que, de que modo, por qual meio. Quais são as respostas?

A certeza de alguma coisa e a incerteza de várias outras são condições simultâneas salutares, pois provocam inquietude que favorece um aprendizado reflexivo e crítico. Afinal, praticamos a Maçonaria Especulativa.

Neste processo de aprendizado, dois aspectos são de suma importância: a metacognição, ou seja, pensar sobre o próprio pensamento, e a necessidade de se ter uma relação afetiva com tudo que nos envolve. Prepare-se, então, Amado Irmão, para atuar como Maçom em 2022.

Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? De que modo? Por qual meio?

Que ao final do próximo ano você tenha alcançado a plenitude, e que suas ações sejam a resposta para sete ou mais perguntas.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos