ANGELOLOGIA E MAÇONARIA?

26 de Dezembro de 2021

 Ano 15  Artigo 51  Número Sequencial 854 26 Dezembro 2021


Saudações, estimado Irmão!

ANGELOLOGIA E MAÇONARIA?


O Espírito de Natal inspira toda uma mítica que envolve o nascimento do Menino Deus. Nesses símbolos cristãos é marcante a presença do Ser chamado Anjo. Desde a Anunciação à Maria (Lucas1,31), até a Consolação à Jesus Cristo no Horto das Oliveiras (Lucas 1,31) registra-se Anjo Celestial.

Não enveredaremos para os aspectos religiosos. Limitamo-nos aqui a uma reflexão sobre os valores intrínsecos contidos no mito desta entidade espiritual chamada Anjo Celestial e sua relação com os princípios e valores da Maçonaria.

Todas as culturas da Terra reconhecem a existência de seres que realizam a comunicação entre as divindades e a humanidade, daí a palavra anjo significar mensageiro. Segundo Santo Agostinho (Século IV DC), os anjos são criaturas inteligentes que estariam voltadas tanto para o mundo espiritual, quanto para o mundo visível, no qual intervêm com frequência e determinação.

São 9 as Ordens de Anjos, somatória de 3 esferas concêntricas: Serafins, Querubins e Tronos, tendo Deus como Ponto Central, no meio do círculo por onde ninguém passa.

As esferas se subdividem em 3 Coros, cada qual em seu nível de responsabilidade.

Primeira Esfera, mais próxima a Deus é dos SERAFINS - guardiões do Trono de Deus. Eles são representados com 6 asas, mas ao voarem precisam usar quatro delas para cobrir os pés e o rosto.

Os QUERUBINS guardam o caminho para a árvore da vida e possuem quatro rostos: homem, boi, leão e águia.

Os TRONOS são os anciões que simbolizam a justiça e a autoridade de Deus. Eles nunca dormem.

Pense na Primeira Esfera como o Oriente de uma Loja. Quem representaria estes seres celestes?

Segunda Esfera - os mais graduados são os DOMÍNIOS, cuja função é regular os deveres dos anjos inferiores.

Em seguida vem a classe de anjos chamada de VIRTUDES: “ O que entendeis por virtude?

A quinta classe dos anjos significa a beleza da Fonte da virtude, grandes companheiros da humanidade. Possuem a virilidade necessária para a busca da plenitude, ao mesmo tempo reconhecem sua própria fraqueza e se dedicam a servir ao outro com sinais e milagres premonitórios.

PODERES são os responsáveis por supervisionar os movimentos dos corpos celestes para garantir no Cosmo a permanência da ordem, não em caos.

A Terceira Esfera - PRINCIPADOS são anjos, cuja missão é legar bênçãos ao mundo material. São os educadores, aqueles insuflam ideias germinais de arte e ciência.

Os ARCANJOS são 7, embora, apenas 3 são nominados na Bíblia Cristã.
 
Na base das criaturas espirituais estão os ANJOS, aquilo que concebemos ou recebemos como herança cultural, ou seja, nossa memória coletiva. Os anjos, quando representados na forma de criança simbolizam inocência e virtude. Assim devemos depositar nossos olhos aos jovens para que cresçam no caminho do Bem e não se tornem “anjos caídos”.

Os anjos simbolizados como guerreiros nos inspiram. Portam espadas, embora de origem divina. Há de se cuidar para não confundir a virtude da tolerância com a irrefletida condescendência que beira a pieguice. Não raras são as vezes que se aprende mais pela dor do que pelo amor.

Assim como os anjos, o homem também é criado por Deus, cada qual dentro de um espectro vibracional e de uma missão concreta. Todos temos o compromisso com o Justo e Perfeito.
 

OS ANJOS VOAM, MAS TEM PÉS.
NÓS MAÇONS SÓ TEMOS OS PÉS.
É NECESSÁRIO UM LONGO CAMINHO PARA TERMOS ASAS.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos