ÀS PORTAS DE 2022

2 de Janeiro de 2022

 Ano 16  Artigo 01  Número Sequencial 855 02 Janeiro de 2022


Saudações, estimado Irmão!

ÀS PORTAS DE 2022


Qual elemento maçônico pode estar relacionado à passagem do ano?

Não sendo possível materializar o tempo, criamos o calendário para registrar de forma linear a sucessão de momentos. Por meio dos números e do relógio simbolizamos a mudança entre deixar o velho e iniciar o novo. Criamos em nossas mentes os marcos simbólicos que emolduram portas de passagem. Quando nos aproximamos desses marcos, nos inspiramos e nos preocupamos, pois há algo que nos impossibilita entrever o que existe por trás do marco.

Transportando estas indagações para a Maçonaria, nos encontramos frente à porta do Templo. Antes de adentrar ao recinto sagrado de mais um ano de vida, o que envolve esta porta é justamente o que merece nossa reflexão e sua aplicação.

Com tristeza, constatamos que demos “Passos Perdidos” durante a jornada do ano anterior. Com a consciência da possibilidade de adentrar ao novo, retornamos ao nosso interior e canalizamos nossas energias latentes, para o “bom andar” e o fiel trabalho do bem formando uma corrente de amor indissolúvel e inquebrantável em nossa família. Na construção do ano novo, também não daremos espaço em nossos corações para a fadiga e o desinteresse.

A passagem é protegida por um Cobridor Externo, que é a nossa consciência. A ela devemos respostas verdadeiras, nem sempre corretas, mas que permitem nossa entrada. A consciência nos indica a maneira correta de caminhar.

O caráter simbólico de Transpor as Portas de um Templo Maçônico encerra o exato conceito de Réveillon - o verbo francês “réveiller”; “ACORDAR”“DESPERTAR” para o novo, não como uma novidade, mas com uma nova visão, uma nova condição, novos propósitos, novas condutas.

Celebramos a passagem desta noite simbólica relembrando os mesmos momentos vividos em nossa Loja Maçônica. Deixamos para trás as “pegadas desencontradas”, relembramos o “olhar inquisidor” do Cobridor Externo, nos esforçamos para materializar a união entre os Irmãos, erguemos a taça sagrada no fiel compromisso de construir um ano melhor para todos que nos rodeiam e esperamos retornar aos labores presenciais com força e vigor.

O RÉVEILLON É UM RITO DE PASSAGEM,
PORQUANTO MERECE SER CELEBRADO.
SEU PROPÓSITO É NOS REANIMAR.

SEJAMOS NÓS A FONTE INSPIRADORA PARA O NOVO.
ESTEJAMOS PRONTOS PARA RESPONDER À
PALAVRA DE PASSE COBRADA PELO “GUARDA DO TEMPO”

QUAL É A SUA PALAVRA PARA 2022?


Iniciamos nosso décimo sexto ano de compartilhamento de instruções maçônicas. Acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice e que precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
← Voltar para artigos