ASCTMR

9 de Janeiro de 2022

 Ano 16  Artigo 02  Número Sequencial 856 09 Janeiro de 2022


Saudações, estimado Irmão!

ASCTMR


Algumas abreviaturas maçônicas servem para identificar nossa condição de Maçom. Adotamos a prática de sermos reconhecidos pelos Irmãos por toques, sinais e palavras, o que justificaria esta expressão reduzida a seis letras.

Acontece que, no uso desses toques, sinais e palavras muitos questionamentos nos levam à reflexão. Uma pessoa bater continência, saber ordens de comando ou postura de tropa, não faz dele um militar. Imagine se um simples encostar de dedos poderia ser prova de idoneidade moral.

Portanto, sigamos os rituais, porém ultrapassemos o mero sentido das palavras e observemos as ações dignamente maçônicas.

Aquele a quem devemos reconhecer usa as mãos em toques de ações de filantropia e solidariedade? Os dedos usados estão imaculados de toda forma de corrupção? A mão oferta ou confisca?

Os sinais grafados na conduta pessoal inspiram lealdade? Está pronto para sacrifícios? Honrará seu ne varietur?

Quais são as palavras de seu cotidiano? Qual é o tom ou vibração de suas manifestações? Tem usado o poder da palavra com discernimento?

Se avaliarmos corretamente, CONHECEREMOS o Irmão; e, se for justo, o RECONHECEREMOS como Irmão.

Porém......................., sejamos sinceros: estes signos tem pouca valia. Quando nos tornamos Maçons, não nos fazemos apenas um pelo outro, mas todos fazemos outros que não o são.

Se trabalhamos para tornar feliz a humanidade e nossas ações devem ter impacto na sociedade, os toques, sinais e palavras devem fazer com que A Sociedade Como Tal MReconheça.

Mesmo com o indispensável sentimento de fraternidade que nos envolve, devemos ter claro em nossas mentes que uma Loja não é um clube social. Embora necessário o comprometimento para com os Irmãos, não somos uma associação de auxilio mútuo.

Temos rotina de reuniões exatamente para potencializar nas atividades cotidianas os valores exaltados em nossos ensinamentos. A instrução é coletiva, mas sua aplicação é individual.
 

NÃO SE É MAÇOM PARA SER RECONHECIDO POR OUTRO MAÇOM.

POR NOSSAS OBRAS É QUE SEREMOS RECONHECIDOS PELA SOCIEDADE COMO HOMENS JUSTOS E DE BONS COSTUMES.
                           
PARA ALÉM DOS IRMÃOS EM LOJA,
A HUMANIDADE PRECISA DE OBREIROS SOCIAIS.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024AS

← Voltar para artigos