SABEI POUCO, MAS SABEI-O BEM

23 de Janeiro de 2022

 Ano 16  Artigo 04  Número Sequencial 858 23 Janeiro de 2022


Saudações, estimado Irmão!

SABEI POUCO, MAS SABEI-O BEM


Uma das definições de Maçonaria é ser uma ESCOLA de Moral e Ética. Portanto, como uma instituição de ensino é natural associarmos o progresso à prática do estudo.

Isso não seria problema se não fossem os desvios causados pela soberba da beca acadêmica com a qual desfilam poderosos Irmãos.

O primeiro ponto a ser tratado é compreender a sutileza do compartilhamento do conhecimento maçônico. Observe que nos rituais não há matérias, disciplinas ou programas de ensino. Na Maçonaria existem INSTRUÇÕES.

São disponibilizados esclarecimentos relativos ao uso simbólico de ferramentas e alegorias nas ideias e atitudes, que só alcançam o propósito maçônico se resultarem em efeitos práticos.

Sendo assim, devemos compreender que o progresso maçônico não se faz pelo volume de informações adquiridas, mas pela prática das instruções.

É sui generis esta forma como trabalhamos e oposta ao que ocorre nas academias. Antecipamos o título para depois qualificá-lo como tal. Sacamos um profano da sociedade, fazemos sua iniciação e ele se torna um Aprendiz Maçom, antes mesmo de ser instruído sobre POR QUE e PARA QUE a Maçonaria o aceitou em suas fileiras. As provas pelas quais ele passa não são um vestibular que se mede pelo conhecimento prévio.

É como se já nascêssemos prontos. GALGAMOS graus, como se faz numa escola profissionalizante, que “assegurará” nosso status junto a sociedade pela apresentação de diplomas, medalhas e títulos.

Observe as máximas do momento no qual passa a humanidade.
 

SOMENTE O FOCO NO PRESENTE GARANTE O FUTURO.
ACUMULAR É SE SOBRECARREGAR.
ESPERAR É RETROCEDER.
EM TUDO, A QUALIDADE SOBRESAI A QUANTIDADE.


Sendo assim, devemos nos comprometer com o que somos hoje, com aquilo que podemos realizar, com o que acreditamos e, principalmente, mudar de uma conduta passiva do aprendizado teórico para a transformação da instrução em comportamento, na prática.

A conhecida música dos compositores Almir Sater e Renato Teixeira ilustra bem a essência da realidade daqueles que percebem a sutileza do título deste artigo.

“Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.”
 

ANTES DE SER MAIS, SEJA MELHOR. SABEI POUCO, MAS ESTE POUCO SABEI-O BEM.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos