LIBERDADE, UM GRAU DA MAÇONARIA

30 de Janeiro de 2022

Ano 16  Artigo 05  Número Sequencial 859 30 Janeiro de 2022


Saudações, estimado Irmão!

LIBERDADE, UM GRAU DA MAÇONARIA


Relacionamos diretamente liberdade com direito. Temos em mente que se posicionar ou concretizar um desejo traz satisfação e sensação de independência. Com isso cremos ser a liberdade um direito natural. Esta é uma visão utópica e romântica, uma vez que nosso olhar é míope em relação aos limites da liberdade e entendemos os limites como limitadores e não como balizadores.

Temos dificuldade em estabelecer seu alcance. Em razão desta miopia é necessário entender liberdade como um balizador de nossa ação concreta no mundo a partir de marcos, nos quais estabelecemos parâmetros, onde a liberdade possa, de fato, ser exercitada e se transformar em ação, tanto no plano pessoal e, principalmente, no que se refere ao bem comum.

A liberdade é um fim em si mesma somente quando acompanhada do dever. Sobre os parâmetros éticos, e aí se incluem os limites da liberdade, a famosa sentença do filósofo alemão Emmanuel Kant, no século XVIII esclarece bem:

 "Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza."

Ou seja, se você exercendo a liberdade como um dever e se todos agirem como você, o mundo será melhor? E se, por outro lado, você se desvirtuar do dever e todos agirem como você, o mundo estará pior? Este é o teor da mensagem da ética do filósofo. No plano dos limites, será que eu posso exercer a liberdade a ponto de comprometer, ou seja, de matar a própria liberdade?
  
Na Maçonaria temos um exemplo claro: Os Landmark. Esses marcos de referência não restringem nem ampliam os labores; apenas fixam pontos para o balizamento estrutural e administrativo.

A própria condição física de um Landmark, que é uma pedra fixada em um campo, não cerca nada, apenas indica que “para lá é uma coisa” e “para cá é outra coisa”. Indica distancias, alertas e instruções, mas não lhe proíbe nada, não lhe tolhe a liberdade de escolher o caminho, mas lhe chama para a responsabilidade do caminhar.

Assim, liberdade não é simplesmente um direito, mas resultado do cumprimento de regras, que, em instância superior, são leis a que chamamos de deveres, que garantem o convívio em sociedade, esta superior ao indivíduo. Nisto se assenta a dimensão social da liberdade, onde o coletivo se sobrepõe ao individual.
 

MAÇONICAMENTE, LIBERDADE É O DIREITO DE FAZER TUDO.
TUDO QUE A LEI PERMITE!


Há dois pontos que devemos esclarecer sobre as leis: O primeiro é que o Maçom respeita as leis por princípio e juramento. Como cidadão ordeiro, lhe cabe o papel de cumprir e fazer cumprir as leis. Caso a sociedade tenda a se conduzir por distorções de leis opressoras, deve-se envidar todo esforço para a mudança da lei junto às instâncias que a criaram.

O segundo ponto é reafirmar que o Maçom é um homem livre, mas só se manterá nesta condição se tiver bons costumes; e assim compreendemos a vinculação direta da liberdade com o dever, sempre relacionado ao outro.

Como em todo grupamento humano há leis que organizam a convivência e sobrevivência e na Maçonaria não é diferente. Porém, para além das Instituições, a Maçonaria como Ordem é regida exclusivamente pelas Leis da Moral da Ética.

Nossa estrada não é cercada por arame farpado e toscos troncos, mas há uma corda com nós e colunas que não existem para limitar os espaços materiais, mas para expandir o tempo da consciência.

A liberdade consciente advinda dos Sãos Princípios da Moral e da Ética nos projetam para um nível superior. Um grau de marcha serena, batida discreta, numeral infinito, avental branco, o toque é um abraço sincero; são as divisas de Libertas et Pax. A isso chamamos de civilização. Seu oposto é a barbárie.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos