IGUALDADE ?????

6 de Fevereiro de 2022

 Ano 16  Artigo 06  Número Sequencial 860  06 Fevereiro 2022


Saudações, estimado Irmão!

IGUALDADE ?????


Estamos acostumados a repetir jargões e os levamos tanto ao pé da letra ao ponto de que qualquer divagação sobre eles soa como uma profanação.

Como o Irmão entenderia, por exemplo, que os Maçons não usam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade (nesta ordem) para tornar feliz a Humanidade?

Reforçando a tese de que simplesmente repetimos jargões, algum Irmão pode ter pensado: - “A ordem está errada; é Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Entenderam o problema? Devemos parar de repetir palavras e compreender a sua essência.

Desta forma, sim, colocaremos as palavras na ordem certa, onde deixam de ser propostas e se transformam em resultados.

A palavra Igualdade nos remete imediatamente à ausência de diferenças. Então, equivocadamente, acreditamos que se deve tratar todas as situações de maneira igualitária.

Um exemplo figurativo desta conduta equivocada: Suponha que em um zoológico se estabelecesse que todos os animais têm direitos iguais de acesso à água. Sendo a água um benefício, todos seriam servidos de maneira igual, com certa quantidade, um litro, por exemplo, desde o colibri ao elefante. Fácil é imaginar o resultado.

A Igualdade maçônica não se realiza simplesmente em nossas ações pessoais, mas no resultado que elas devem promover nas partes envolvidas.

Durante nossos labores quanto a Igualdade, devemos ter em mente a aplicação da uniformidade e da continuidade na situação concreta, a fim de evitar comparações entre as situações e os sujeitos envolvidos. Ou seja, o resultado final tem de ser justo e perfeito. A fórmula para isso é a Equidade.

Equidade é o conjunto de regras e princípios que devemos aplicar observando as particularidades de cada caso obedecendo princípios morais e éticos para além do formalismo jurídico.

Ainda no exemplo do zoológico, o obreiro não deve tratar os animais de maneira igual. Cada um tem sua necessidade especifica de água. Agindo com equidade, ou seja, fornecendo a quantidade justa e necessária para cada um, ao final do trabalho todos os animais estarão igualmente saciados.

Determinados grupos exigem proteção especial em face de sua vulnerabilidade. A equidade exige reconhecimento das desigualdades entre indivíduos. Assim, asseguramos o tratamento desigual aos desiguais, na busca da igualdade.
 

PELA EQUIDADE ATUAMOS E DEMONSTRAMOS NOSSO SENSO DE JUSTIÇA.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos