A MADEIRA DE CETIM NA MAÇONARIA.

27 de Fevereiro de 2022

Ano 16  Artigo 09  Número Sequencial 863  27 Fevereiro 2022


Saudações, estimado Irmão!

A MADEIRA DE CETIM NA MAÇONARIA.


Em razão de nossas tradições terem origens judaico-cristã, provavelmente a maioria dos Irmãos conheça a acácia (madeira de cetim) por conta de sua utilização na confecção de artefatos do Templo de Salomão, narradas no Livro da Lei. (Bíblia on line - Nova Versão Internacional)

"Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura”. Êxodo 25:10 (Arca da Aliança)

 “Depois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada”- Êxodo 25:13,14

"Faça uma mesa de madeira de acácia com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura”. (Mesa dos Pães Propiciais) Êxodo 25:23

"Faça um altar de madeira de acácia. Será quadrado, com dois metros e vinte e cinco centímetros de largura e um metro e trinta e cinco centímetros de altura”. (Altar dos Holocaustos) Êxodo, 27:1

De forma apócrifa, registra-se também que a cruz que padeceu Jesus Cristo era constituída de paus de acácia.

Há ainda indicações de que a acácia serviu para indicar onde estaria o corpo de um grande mestre, assassinado por traidores.

Retornemos ao Egito mítico governado por Osíris. A população vivia em estado de barbárie, mas as instruções de Osíris pacificaram o povo orientando-o a viver em harmonia com vizinhos e irmãos e ensinando diversas profissões, inclusive a arte de forjar metais. A primeira enxada, o arado e ferramentas de construção foram feitas pelo próprio Osíris. Mas, foi justamente um mau irmão (Seth) que por inveja, tramou a sua morte encarcerando-o em uma caixa jogada no rio Nilo.

Sua esposa, Isis percorreu muitas terras à procura do esquife de Osíris para sepultá-lo condignamente. Chegando à cidade de Biblos descobriu que, por encanto, o caixão havia ficado preso em um barranco e se transformado em uma frondosa acácia, em seu cerne estaria a caixa com o corpo de Osíris, indicando o paradeiro do esposo e amado mestre do Egito.

O governante local ficou encantado com a beleza da árvore e ordenou aos seus escravos que a cortassem e a lavrassem para servir de pilar em seu palácio. Ato continuo, Isis consegue resgatar o corpo, se engravidar do rei morto e conceber um filho, chamado Hórus.

Uma questão: Se Hórus foi concebido e gestado em uma mulher cujo marido estava morto, podemos chamá-lo de FILHO DA VIÚVA?

A relação simbólica da acácia com a Maçonaria se faz por uma característica biológica da madeira. Ela é não putrescível; muito resistente às adversidades do tempo. Assim, ao procurarmos um sinônimo que seja símbolo maçônico, encontramos “que não apodrece”, “que não se corrompe”.


QUE A ACÁCIA NOS SEJA CONHECIDA
PELO SIMBOLISMO DE SE MANTER ÍNTEGRA.

SE ALGUM DIA NOSSO CORPO REPOUSAR SOB A SOMBRA DE UMA ACÁCIA,
QUE SEJA PARA INDICAR QUE
NÃO NOS CORROMPEMOS ATÉ O ÚLTIMO TUTANO DOS OSSOS.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos