SACRO OU SAGRADO

20 de Março de 2022

 
Saudações, estimado Irmão!
SACRO OU SAGRADO?
 
Em tese, ambas as palavras possuem o mesmo conteúdo e se adjetivam. A função de modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade àquilo que ele nomeia, pode ser bem empregada quando tratamos do Templo Maçônico.

Como nossa intenção permanente é provocar a reflexão, permita-me algumas divagações para além do sentido das palavras, conduzindo nossas considerações para o campo do sentimento. Ressaltamos, entretanto, a necessidade de não vincular a religião ao uso das palavras em nosso labor. Sem essa ressalva poderíamos parecer incoerentes, pois praticamos um cerimonial para a Sagração do Templo.

Este cerimonial é realizado quando da conclusão das obras físicas do local onde irão se reunir os Maçons. A liturgia trata de enaltecer os trabalhos que ali hão de acontecer. Pelas mãos das Grandes Luzes são incorporados elementos que tornam o local respeitável, apto para receber novos Irmãos e abrigar grandes e nobres ações.

Assim, ao visualizarmos uma Loja Maçônica sabemos que ela abriga um espaço sagrado, predestinado, puro, venerável e dedicado aos trabalhos de graduação. Mas, trata-se apenas de uma estrutura física, material.

Já, a sacralidade do Templo envolve quem o frequenta. O Templo deve inspirar respeito, inviolabilidade e comportamentos baseados nos Sãos Princípios da Moral e da Razão, para o enlevo espiritual.
 
APÓS A SESSÃO DE SAGRAÇÃO DIRIGIDA PELO GRÃO-MESTRE
O TEMPLO SE TORNA SAGRADO,
MAS SERÁ A CONDUTA DOS IRMÃOS
QUE O MANTERÁ SACRO.

Portanto, mais importante do que estarmos em um Templo Sagrado é mantê-lo assim.  Esta lei nos é ensinada na mais tenra idade maçônica. 

Use seu avental somente quando estiver em harmonia com os Irmãos. Caso não seja possível, é melhor se retirar, para que a harmonia da Loja não seja corrompida.

A conscientização de que manter a sacralidade do Templo é tão importante quanto a sua própria sagração, ultrapassa o âmbito da Maçonaria e nos atinge também na vida profana e nas nossas relações fora do templo.

Observemos, por exemplo, o instituto do casamento. Através de um cerimonial celebramos a sagração da união de duas pessoas, mas sabemos que será o comportamento das partes que comprovará ou não o quanto é sacro este relacionamento.
A VIDA PARA O MAÇOM É O QUE HÁ DE MAIS SAGRADO.
O RESPEITO À VIDA É O QUE O TORNA SACRO.
Seguimos neste ¬16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos