O MAÇOM DEVE SER CURIOSO

1 de Maio de 2022

01 Maio 2022


Saudações, estimado Irmão!

O MAÇOM DEVE SER CURIOSO


A sabedoria popular apregoa tradicionalmente que “a curiosidade matou o gato”! Sorte a nossa de o Maçom não pertencer à família dos felídeos. Somos hominidae, da única espécie que sobreviveu justamente pela curiosidade.

Somos Homo Sapiens, na tradução do latim “homem sábio”. Na evolução de nossa estrutura material, adquirimos condições para o desenvolvimento de instrumentos, rotinas e também de comunicação escrita.

Desde o início da humanidade aperfeiçoamos a prática de nos agruparmos em estruturas e sistemas de convivência visando a cooperação e o aprendizado. A cooperação é necessária para nossa proteção e crescimento e o aprendizado nos permite conquistar, consolidar e dar sentido à cooperação.

A união entre o aprendizado e a cooperação estabelece valores comuns, solidifica as interações sociais, favorece as normas sociais e de comportamento, além de abrir perspectivas para a investigação permanente e a conquista da perfeição social.

Por sua vez, a investigação se realiza em patamares de discernimentos contínuos, onde a curiosidade aliada ao desejo de transformar estimula o homem a questionar os fenômenos que o rodeiam. Daí é que se desenvolvem a ciência, a filosofia, a arte e demais campos do conhecimento, que conduzem o progresso da humanidade.
 

A SAPIÊNCIA É RESULTADO DA CAPACIDADE DE SERMOS CURIOSOS.


O substantivo “curiosidade” vem do latim curiositas, “desejo de conhecer, de se informar” e do adjetivo curiosus, “diligente, cuidadoso, inquiridor”.

Em nossa analogia maçônica, reformulamos essas ideias e acrescentamos a elas os nossos símbolos.

Somos Petrarius Sapiens. Na tradução do latim, “pedreiro sábio”. No processo de iniciação de nossa estrutura material adquirimos as condições necessárias para o desenvolvimento de ferramentas, rituais e linguagem utilizando sinais.

Assim, começamos a nos agrupar em Lojas e Potências visando o companheirismo e o aprendizado. O companheiro se faz necessário para proteção e crescimento. O aprendiz nos conclama para a perpetuação do conhecimento e a consolidação dos companheiros.

A união entre o aprendizado e a cooperação solidifica as instruções morais, estabelece valores, condutas sociais e aprimora o comportamento investigativo para a conquista da plenitude de obreiro.

Por sua vez, as instruções se realizam em graus de discernimento, onde a curiosidade aliada ao desejo de se transformar, conduz o Maçom a questionar os fenômenos que o rodeiam, desenvolvendo a lógica, a gramática, a retórica, a aritmética, a astronomia, a música e a geometria, com o propósito único de tornar feliz a humanidade.
 

O VERDADEIRO MAÇOM SE MOVE PELO DESEJO DE CONHECER

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos