QUAL É DE FATO, O GRANDE LIVRO DO MAÇOM?

8 de Maio de 2022

 Ano 16  Artigo 19  Número Sequencial 873  08 Maio 2022


Saudações, estimado Irmão!

QUAL É, DE FATO, O GRANDE LIVRO DO MAÇOM?


É possível pensar no Livro da Lei como um guia para a nossa existência, em razão dos Sacrossantos Princípios deste foco de Grande Luz, através do qual conseguimos nos orientar com galhardia nas missões que temos à frente e nos desvencilhar das dificuldades interpostas durante a vida.

Alguns autores nos instruem de forma didática, outros nos dirigem por caminhos tortuosos do conhecimento, de difícil compreensão, o que acaba por gerar entendimentos equivocados.

Um exemplo de equívoco de interpretação está na Escada de Jacó, descrita em Gênesis, Capítulo 28, Versículos 11 a 19, que utiliza o símbolo da escada como o meio empregado pelos ANJOS para subir e descer do céu.

Jacó ou qualquer outro personagem bíblico não subiu a referida escada. E muito menos, nós Maçons, durante nossa caminhada nos graus, poremos o pé no primeiro ou em qualquer outro degrau da Escada que Jacó visualizou apenas em sonho. Há até autores consagrados afirmando que a Escada de Jacó possui 33 degraus, o que é, no mínimo, uma invenção criativa.

Existe apenas um único e volumoso livro, de um único autor e escrito em tempo recorde, que não contém equívocos ou sofismas. Ele é a mais pura fonte de Verdade e Justiça a guiar o Maçom em sua vida.
 

O GRANDE LIVRO DO MAÇOM É A NATUREZA.


Excede ao conteúdo deste artigo enveredar para a apologia ambientalista ou ser o arauto da ecologia. Mas, ao ler e interpretar este livro pela Luz da Razão e da Ciência, o Maçom compreende as leis descritas em cada elemento que constitui suas páginas e vai vencendo as inúmeras dificuldades interpostas em seu caminho.

A humanidade se desenvolveu e se tornou complexa a partir da observação do ambiente que a rodeava e das benesses que lhe eram servidas pela natureza. O homem primitivo se abrigava em cavernas das montanhas de “terra”. Hoje, nas grandes cidades, construímos montanhas de “terra” amontoadas de cavernas.

A partir da observação e interação com a natureza é que desenvolvemos a agricultura, a domesticação de animais, a vida em sociedade, os caminhos e descaminhos da humanidade.

A natureza é regida por Leis Imutáveis, com ações e reações, estruturas e resultados que se repetem há milhões de anos de forma JUSTA e PERFEITA.
 

A GEOMETRIA É A LINGUAGEM DE DEUS USADA NA CRIAÇÃO DO MUNDO.


A observação atenta de cada elemento que constitui a natureza, a forma como eles se interagem e a sucessão dos ciclos promovem instruções intuitivas ou analíticas, mas sempre e necessariamente vinculadas à realidade.

O ciclo de uma folha possui a mesma matriz do ciclo da vida humana. Ao ser deposita ao solo, ela devolve ao ambiente tudo aquilo que dela fez parte, da mesma forma que se realiza no homem em sua dimensão material. A folha nutrida pela seiva agradece liberando oxigênio no ambiente. Nós homens também somos nutridos por seivas diversas. De que forma agradecemos o quanto nos nutrimos com o aprendizado?
 

QUE SEJAMOS COMO O RIO, QUE SIMPLESMENTE CONTORNA OS OBSTÁCULOS
E SEGUE SEU CURSO.


QUE SEJAMOS COMO O GIRASOL, SEMPRE Á PROCURA DA LUZ.

 AINDA QUE A VIDA SEJA CURTA COMO DE UMA ABELHA, QUE SEJA PARA PRODUZIR O BOM MEL.
 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos