NOSSA MISSÃO É AMPARAR.

29 de Maio de 2022

 Ano 16  Artigo 22  Número Sequencial 876  29 Maio 2022


Saudações, estimado Irmão!

NOSSA MISSÃO É AMPARAR!


Ajudar ou socorrer são formas naturais de se conceder um amparo. Porém, ao transformar o substantivo em verbo é que abarcamos a diferença sutil.

Deve-se dar amparo ou amparar?  

Primeiramente, deve-se compreender a diferença entre o apoio altruísta e o apoio assistencialista.

O amparo como substantivo é a ajuda pontual, que se propõe a atender à necessidade daquele instante. Uma ação paliativa, sem criação de vínculos, com resultados temporários, simplesmente uma assistência.

Já, o verbo amparar significa dar sustentação, apoio, SERVIR DE ESTEIO. Trata-se de uma ação altruísta capaz de compreender as emoções e sentimentos do outro instruindo-o e o fortalecendo em profunda interação com ele.

Vivemos no mundo do frequente entrechocar de realidades e fantasias, aspirações e renúncias, dualidades que nos põem à prova no permanente combate às paixões, em busca do aperfeiçoamento dos costumes.

A vida pode nos sugerir que estamos diante de um “Irmão Terrível” a nos conduzir por caminhos que nossos olhos desconhecem. Mas, no íntimo, sentimos que somente através dos perigos e das provas é que sairemos vitoriosos. E assim compreendemos que a vida não é terrível; é apenas a vida “Experta” que nos conduz.

Ao amparar o próximo, o Maçom deve assumir a postura do mestre servil ao seu discípulo, atuando de forma harmônica e fraternal, demonstrando pelo exemplo as virtudes que adquiriu. Desta forma, o outro não se sentirá humilhado pela ajuda e nem incapacitado pela necessidade.
 

AMPARAR SIGNIFICA AJUDAR A FICAR DE PÉ!


Dentro da realidade caótica do mundo atual, a máxima de “Tornar feliz a Humanidade” transcende às ações da solidariedade. Sem dúvida, as necessidades materiais devem ser supridas, porém, devemos nos empenhar no fortalecimento das atuais gerações, a fim de criar bases que se tornarão os alicerces para o progresso das gerações futuras.

Nossa missão é amparar a sociedade contra a hipocrisia, a perfídia, a ambição, a falta de valores e princípios - maiores vícios do mundo profano.

Quando partirmos para o Oriente Eterno uma parte de nós aqui permanecerá em nossa descendência. Que nossa memória seja uma herança da constância e da perseverança na luta contra tudo que avilta o homem, para que, além de nós mesmos, os que nos sucederão possam usufruir do tesouro da paz de consciência.

Amparar é uma via de mão dupla. As ações morais e éticas nos fortalecem e tornam mais suaves nossas viagens pelo mundo do aprendizado à procura da plenitude da vida, consolidada pela resignação frente à realidade.

Eu me apodero de uma frase da Baronesa austríaca, Marie von Ebner-Eschenbach, sempre atual, embora escrita a quase dois séculos:

“OS SERES AOS QUAIS SERVIMOS DE AMPARO
SÃO PARA NÓS UM APOIO NA VIDA”


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos