O INVERNO MAÇONICO

26 de Junho de 2022

Ano 16  Artigo 26  Número Sequencial 880  26 Junho 2022


Saudações, estimado Irmão!

O INVERNO MAÇÔNICO


Celebramos nesta semana o Solstício de Inverno, motivo real para comemorações. O Sol mais distante da Terra abaixando a temperatura e as noites mais longas são motrizes para introspecção e reflexão sobre os ciclos da vida. Afinal, conhecemos as características de cada estação e, ao seu tempo, sua inevitável chegada.

Esses eventos cíclicos da vida nos remetem à iniciação. Durante a preparação, nos expomos ao frio, à escuridão e ao encontro com o Primeiro Elemento: a terra.

Assim como na Câmara de Reflexão, durante o Inverno nos recolhemos à procura de respostas para abandonar o passado profano com coragem e resignação, com vistas a vencer as provas que a vida ofertará para o nosso crescimento.

Chega a hora de fazer um testamento. Além dos aspectos materiais, esta escolha engloba energias e sentimentos. Deixamos para os outros aquilo que não mais precisamos e deitamos fora tudo o que não servirá para ninguém.

A liberação de espaços físicos, mentais e emocionais é o primeiro passo para o início desta nova jornada. No momento singular de pós pandemia vivido pela nossa Grande Loja, é extremamente importante o ato de se despojar, principalmente neste ano de 2022, quando instalamos e empossamos 345 Veneráveis Mestres em sua jurisdição.

No novo momento, como ocorre em todos os fenômenos do universo sujeitos aos ciclos, temos a convicção de que novas portas se abrirão e, ao seu tempo, novas dinâmicas de trabalho serão devidamente implantadas.

Nós maçons celebramos o Inverno com fervor e zelo, pois ele nos prepara para a primavera, momento de moldar o caráter e reafirmar nosso compromisso, nos posicionando calorosamente pelo progresso e fortalecimento da nossa Sublime Ordem.

Os dirigentes das Lojas necessitam do apoio de cada um de nós obreiros. Precisamos prever, identificar oportunidades e, principalmente, nos colocarmos à disposição da Luzes. O Inverno pode ser escuro e frio, mas, como tudo que existe debaixo do Sol, é passageiro.

Como diz um Proverbio Árabe:
 

A HORA MAIS ESCURA DO DIA É A QUE VEM ANTES DO SOL NASCER.


Segundo a lenda, Deus, durante a criação, reuniu todas as árvores e pediu a cada uma que escolhesse a época que gostaria de florescer.

E elas escolheram a primavera, o outono e o verão. O Criador indagou porque nenhuma escolhera o inverno e as respostas vieram:

-Muito frio! Muito seco e há sempre o perigo das queimadas!

Eis que o Ipê consultou suas raízes, balançou seus galhos e pediu para florescer no inverno. Deus lhe indagou o porquê.

- Justamente por tudo o que disseram. Apesar do frio, da estiagem e do fogo, a Terra precisa estar sempre bela para inspirar o homem.

O Pai Celestial então proclamou: - Por tua coragem, bondade e comprometimento com a criação, tu florescerás em diversas cores e texturas; e tua linhagem será imensa.
 

O MAÇOM É COMO O IPÊ.
NÃO TEME AS ADVERSIDADES.
FIRMA SUAS RAÍZES CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE.
SUA PRESENÇA ALEGRA, ACALENTA E INSPIRA A HUMANIDADE.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos