AO BEM DA VERDADE

4 de Julho de 2022

 Ano 16  Artigo 27  Número Sequencial 881  03 Julho 2022


Saudações, estimado Irmão!

AO BEM DA VERDADE


Primeiramente esclareço que não há erro de digitação ou de sintaxe no título.

Nos estudos profanos aprendemos que o conceito de “verdade” é o oposto de falsidade e nele se inclui a propriedade de estar de acordo com o fato real ou a realidade. A verdade pode também ser uma conclusão lógica do exame de toda a gama de fatos e dados, com base em evidências, como tal, despojada de paixões, desejos, autoridade ou preconceito. Ou seja, um fato inevitável, independente da forma como se chega a ele.

Várias locuções são usadas como complemento do substantivo Verdade. Entre as mais comuns tem-se “A bem da verdade”, expressão usada para se referir a uma realidade.

Já, quando usamos a forma “NA verdade”, somos alertados de que a afirmação pode não ser falsa, mas oculta alguma informação. Esta forma nos encaminha para o raciocínio das virtudes da honra, lealdade, fidelidade e a princípios morais e éticos. Outra forma é “EM verdade” usada para desmascarar uma mentira.

Aprendemos nos estudos maçônicos que devemos trabalhar incessantemente pelo bem da Verdade, pois ela nos inspira a transformar a teoria das instruções e das alegorias em ações e comportamentos do verdadeiro Maçom.

Há uma passagem no Livro da Lei, chamada “Elogios da Lei”, em Salmos, Cap. 118 (Cap. 119 em algumas edições); versículo 30, que nos instrui a escolher o caminho da verdade e se propor a seguir os preceitos do Criador.

Na forma “Ao Bem da Verdade”, tudo deve ser feito para preservar ou resgatar o que é realmente verdadeiro. Não é tarefa fácil ser fundamentalmente verdadeiro e às vezes pode até custar amizades. Mas, como confiar em “amigos” que sustentam mentiras?

Lutamos pela Verdade. Ela é dignificante, reconfortante e nos permite olhar-se no espelho sem temer que o reflexo abaixe nossos olhos envergonhados.
 

A VERDADE É O MAIS CARO DOS VALORES MAÇÔNICOS.
ELA ESTÁ ACIMA MESMO DA PUREZA E DA LUZ.
SOBRE ELA É QUE SE APOIA A CADEIRA DE NOSSOS DIRIGENTES.


Mas, onde se encontra esta instrução em nossos rituais?

Respondo por meio de outra pergunta: - Sobre qual degrau se encontra o Trono de Salomão?

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos