JURAMENTO OU COMPROMISSO

10 de Julho de 2022

Ano 16  Artigo 28  Número Sequencial 882  10 Julho 2022


Saudações, estimado Irmão!

JURAMENTO OU COMPROMISSO?


Existem os dois tipos de obrigação na Maçonaria, embora, salvo melhor juízo, creio que bastaria apenas um deles.

Juramento é a afirmação solene, na qual nos dispomos a seguir determinado caminho com a promessa de não nos desviar do que fora traçado, sempre invocando as bênçãos de uma entidade imaterial.

Em todas as ocasiões, o trâmite de um juramento requer uma postura física, gestos ou posição das mãos, um texto decorado ou repetido em voz alta para os presentes e de um elemento simbólico material, seja um livro, uma escultura ou peça de cunho sacro representando um Ser Superior com poder de vigilância e de possível punição.

O problema contido neste penhor é a sua vinculação com as religiões. Elas foram pretextos usados para travar terríveis perseguições no passado e perpetuar preconceitos no presente. No mundo profano assumimos comportamentos e rotinas que se assemelham a liturgias e ofícios divinos das igrejas cristãs.

A questão fica mais complexa quando lembramos que grande parte dos juramentos maçônicos não diz respeito ao cumprimento de leis, regras e constituições profanas, pois esses são comportamentos compatíveis aos deveres de qualquer cidadão. Palavras podem ser ditas por qualquer um que possua um mínimo de discernimento quanto aos seus deveres junto à sociedade. A rigor, não haveria necessidade de se proceder um juramento.

Diferentemente, o compromisso é uma promessa que fazemos a nós mesmos, sob os auspícios da nossa consciência. Podemos até proferir palavras falsas, mas sabemos da veracidade de nossos pensamentos e do peso humilhante de mentir para si mesmo.

Comumente, é necessária a presença de testemunha para celebrar um juramento, o que não ocorre com o compromisso, que é o trabalho solitário, longe das vistas profanas ou irmanadas.

Não há como fazer um juramento, por exemplo, para se tornar um elemento de paz e concórdia. Necessitamos do compromisso com a paz e com a concórdia, sem sofismas e equívocos, honesta e naturalmente. Conservar-se como cidadão digno, amigo da família, Irmão leal, defensor e protetor de quem dele necessitar - isso é compromisso. 

O JURAMENTO É ESSENCIALMENTE DIFERENTE DE COMPROMISSO.
JURAMENTO SE REALIZA DE DENTRO PARA FORA,
COMPROMISSO SE REALIZA DE DENTRO PARA DENTRO.


Uma lenda conta de um Monge que fora preso por pregar a doutrina cristã. Seus algozes exigiram que ele pisasse em um crucifixo ou seria morto.
Crendo que seria uma grande blasfêmia e contra seus juramentos de fé, ele negou e sua morte foi decretada para o dia seguinte.
À noite, foi despertado por uma voz que o chamava. Ao se levantar da cama, percebeu que seus pés se apoiavam no peito de Jesus Cristo deitado no chão de sua cela, que lhe disse: - Meu filho, preciso de você vivo. Faça o que tem de ser feito. E completou:
- Tenha compromisso com aquilo que eu represento e não com aquilo que me representa.

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos