O QUE DESEJAIS ?

17 de Julho de 2022

 Ano 16  Artigo 29  Número Sequencial 883  17 Julho 2022


Saudações, estimado Irmão!

O QUE DESEJAIS?


Esta pergunta é uma das mais icônicas na caminhada de um Maçom.

Algumas respostas vêm à tona de maneira automática: - Tornar-me um homem justo e de bons costumes. – Ser reconhecido como tal pelos Irmãos. Essas são as principais, porém sem efetivo valor de enlevo.

As respostas apresentam o resultado e não o caminho, podendo, até mesmo, encontrar subsídios na proverbial sentença de Maquiavel, onde os meios empregados não são importantes para alcançar o desejado.

Pode parecer estranho invocarmos Maquiavel em nossos estudos, mas esta filosofia afirma que “o homem é um ser desejoso”, situação inata à nossa condição humana de sempre desejar aquilo que não se tem.

Recorremos, então, ao filosofo Aristóteles, que afirma ser o desejo “uma atividade ou movimento da alma em direção do objeto ou algo que se quer”. Ele afirma que o desejo se manifesta em três espécies: O apetite, o impulso e o querer.

No nosso meio, o “apetite” se manifesta quando o Irmão não domina os conhecimentos do Grau de Aprendiz e se vê sentado no Trono de Salomão. Fome de poder.

O “impulso” é o desejo de conhecer os Graus Superiores, sem se dar conta sequer da ritualística das Lojas Simbólicas.

Já o “desejo” pode ter resultados positivos se conciliado com a postura de ser o melhor a ser feito. Esta conciliação, segundo Aristóteles, está na boa moral influenciando a interação entre a razão e o desejo.

Transpondo o tema para o nosso raciocínio: - QUE ASPIRAIS?

Qual será a maior aspiração material ou moral a ser atingida na Maçonaria? Seja qual for, ela deve ser fonte de satisfação consciente, profunda, reflexiva e resultante de ações que fortalecem nossos valores.

Se algum Irmão lhe perguntar o que desejais, responda simplesmente: - Aspiro um lugar entre vós!

Assim, você compreenderá que não é o destino final que lhe interessa, mas, sim, caminhar juntos.

Se lhe for concedida a graça de ser conduzido, este será o lugar que lhe compete. Trata-se de mensagem de extrema importância, pois, muitas vezes, embriagados pelo desejo, cremos ser mais merecedores daquilo que já temos ou onde nos encontramos.
 

VERDADEIRAMENTE, NOSSOS IRMÃOS NOS RECONHECEM COMO TAL SOMOS.
VENCER MINHAS PAIXÕES, É VENCER MEUS DESEJOS.
SUBMETER MINHA VONTADE, É COMPREENDER MINHAS REAIS NECESSIDADES.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos