"SEMPRE FAREMOS MAIS E MELHOR!"

24 de Julho de 2022

Ano 16  Artigo 30  Número Sequencial 884  24 Julho 2022


Saudações, estimado Irmão!

"SEMPRE FAREMOS MAIS E MELHOR!"


No desejo de nos tornamos mais Justos e Perfeitos, concentramos a nossa atenção e tempo buscando conhecimento pelos meios tradicionais: Filosofia, ciência, religião, esoterismo e outros estudos que possam significar algum enlevo.

Às vezes, não nos damos conta de que grandes aprendizados podem estar nos mais diversos ambientes que constituem o Orbe Terrestre. São trabalhos aparentemente profanos, mas que encontram suas bases em valores sagrados.

Cumprindo agenda institucional junto ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos deparamos com a frase que deu título a este artigo.

A inspiradora sentença encontra eco em nossos labores. A obra nunca será inteiramente completada e a busca pelo aprendizado nos encaminha sempre ao aprimoramento.

Há paralelos relevantes entre os valores desta corporação militar e os nossos instrumentos de trabalho, a começar pela “HIERARQUIA e DISCIPLINA”, no nosso caso, materializadas no MALHETE.

O conjunto das iniciativas individuais e coletivas do Corpo de Bombeiros assegura o respeito às pessoas e a dignidade pública. Para eles é a meta da “VALORIZAÇÃO DA VIDA” simbolizada no conjunto das nossas JOIAS DOS CARGOS.

A “ÉTICA”, é o nosso PRUMO.  O Maçom visualiza a “RESPONSABILIDADE SOCIAL” no movimento das hastes do COMPASSO. A integridade e a honradez contidas na “PROBIDADE ADMINISTRATIVA” são o nosso CORDEL.

O “COMPROMISSO” com o desenvolvimento da atividade nos é familiar pela responsabilidade adquirida ao manusear o MALHO.

O bombeiro atua sem visar proveito próprio. Sua “INTEGRIDADE e HONESTIDADE” são para nós a retidão do ESQUADRO.

A busca contínua e metódica por melhoria, que resulta em “EFICIÊNCIA” é a base da RÉGUA DE 24 POLEGADAS.

A “IMPARCIALIDADE” ao realizar suas atividades, sem envolvimento político ou corporativo, sempre buscando o bem comum, é a nossa explicita utilização do NÍVEL.

Na clara demonstração de “TRANSPARÊNCIA” nas ações tomadas, visualizamos a alegoria do uso do LÁPIS.

A capacitação física para melhor desempenhar suas funções de bombeiro faz da “ROBUSTEZ FÍSICA” o instrumento de sua missão; assim como o símbolo da ALAVANCA, que orienta a correta aplicação da força irresistível da vontade, somada à inteligência e à bondade, a serviço da humanidade.

Nessa associação de valores, compreendemos que o lema maçônico de tornar feliz a humanidade inclui “manter feliz a humanidade”, assim como a necessária ação preventiva de “não permitir a tristeza da humanidade”.
 

TODO INCÊNDIO COMEÇA COM UMA PEQUENA FAÍSCA.

AS FAÍSCAS SÃO OS PEQUENOS VÍCIOS, QUE, NÃO PREVENIDOS, SE TORNAM
COMBUSTÍVEL PARA GRANDES INCÊNCIOS EM NOSSA VIDAS.

FORMAMOS UMA BRIGADA MAÇÔNICA EM PROL DA SOCIEDADE.

SEMPRE FAREMOS MAIS E MELHOR PARA A HUMANIDADE!

 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos