Saudações, estimado Irmão!
SOBRE O QUATRO
Nos estudos maçônicos, nos concentramos, principalmente, nos números um, dois e três, por um vínculo direto com o três Graus Simbólicos.
Aprendiz, grau 1: o início. Companheiro, grau 2: o meio da caminhada. Mestre, grau 3: a plenitude alcançada. Não deixa de ser verdade, mas, não contempla todos os sentidos.
Naturalmente, há sempre um princípio, o ponto inicial, onde somos mais um na jornada empreendida; e com ela, os aprendizados e a vontade de agregar algo mais.
A INDIVIDUALIDADE SE CONSOLIDA COM A CONSCIÊNCIA DO COLETIVO.
Com o passar do tempo, quando nos encontramos no meio de um projeto, surgem questionamentos e sentimos a necessidade da ajuda para além da matéria: A dúvida.
QUANDO RECONHECEMOS A DUALIDADE EXISTENTE EM TODA VIDA MATERIAL, NOS APROXIMAMOS UM POUCO MAIS DA ESPIRITUALIDADE.
Mesmo com todos os valores e símbolos do ternário, o três não encerra em si um sentido integral e final. Passado, presente e futuro são partes de algo maior, que é o viver. Do mesmo modo, nascer, crescer e morrer constituem partes da vida.
O TRÊS, ESSENCIALMENTE, VALORIZA SUA ORIGEM PEQUENA E ÀVIDA POR ULTRAPASSAR A MARCHA RETA. AO ELEVAR SEU VALOR, COMPREENDE QUE PODE SE DESVIAR UM POUCO, MAS DEVE RETORNAR AO EIXO, POIS SABE QUE A PLENITUDE NÃO É DE DIREITOS, MAS DE DEVERES.
Saltamos os obstáculos nesta vida para, ao final do existir, nos curvarmos ao Senhor meu Deus, à procura do labor em degraus superiores.
Para entender a dimensão do número quatro usamos a arte divina da geometria. Iniciamos com um ponto. Projetando este ponto a um outro ponto qualquer surge a reta, que é a menor distância entre dois pontos.
Ao lançar outro ponto, projetamos segmentos de reta se encontrando nas extremidades e formamos um triângulo de 3x3 (três lados, três ângulos, três vértices).
Mas, na Geometria, este triângulo poderá estar APENAS desordenado sobre um plano, sem definições mais concretas. E será justamente o quatro que trará a ordem. Quadruplicando a imagem, juntando dois lados de cada um e unindo um dos vértices de cada triângulo, formamos uma pirâmide com a base quadrada, conforme a ilustração acima.
O QUATRO É A ENERGIA QUE ORGANIZA, DISCIPLINA E TRAZ ESTABILIDADE PARA VIVER DE FORMA CORRETA UNINDO RESILIÊNCIA E PROPÓSITO.
O CUBO SOBRE O QUAL SE ASSENTA A PIRÂMIDE DA VIDATEM A BASE LARGA FUNDADA NA MATERIALIDADE, MAS SE ERGUE EM VÉRTICE ÚNICO EM DIREÇÃO À ESPIRITUALIDADE.
Seguimos neste 16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
|