HÁ SANTIDADE NA MAÇONARIA?

7 de Agosto de 2022

Ano 16  Artigo 32  Número Sequencial 886  07 Agosto 2022


Saudações, estimado Irmão!

HÁ SANTIDADE NA MAÇONARIA?


Quando nos referimos à santidade, inevitavelmente a associamos às religiões e aos preceitos da fé. A santificação resulta em uma entidade a qual solicitamos proteção e intercessão junto ao Criador.

No entanto, não há santos na Maçonaria; e nem há de haver nem nos nossos trabalhos e menos ainda nas suas consequências.

Repare que em alguns Ritos Maçônicos, a presença de santos com nome de João se dá pela conduta que esses santos tiveram enquanto encarnados, em defesa de valores morais e éticos; e não por eventuais graças ou milagres alcançados.

NOSSOS “JOÕES” NÃO SÃO INTERCESSORES, SÃO INSPIRADORES.

NÃO SÃO PADROEIROS DA MAÇONARIA, E SIM PATRONOS DOS MAÇONS.


Somente retirando o caráter mitológico da ideia de Santidade é que vamos compreender integralmente as instruções, no que se referem ao vício e à virtude.

Quando o Maçom se mantém afastado das impurezas da vida e de tudo o que o arrasta para mal, ele está lapidando o que ainda resta nele de profano.

Por reconhecer sua natureza imperfeita, a Maçonaria não se propõe a eliminar toda possibilidade de pecado no homem. Porém, lhe cabe a função de apresentar um freio prudente e salutar à impetuosa propensão de privilegiar o ter sobre o ser.

Podemos sim, gozar todos os prazeres da vida com moderação respeitando a graça concedida pela natureza e não ofendendo ou humilhando com ostentação os desafortunados.

Melhor esclarecendo o conceito de santidade na Maçonaria, recorremos à etimologia. Em Hebraico, Kadesh significa sagrado e Kidush, significa santificação que em Aramaico se escreve Kadish, Yom kadosh significa dia santo. Tudo isso advindo da palavra Kadosh (Santidade).

Orientados pela disposição da alma à prática do Bem e dos valores morais, ganhamos força e equilíbrio para sustentar nossa vida e a de quem necessita de nosso auxílio.

Os Graus Maçônicos de 19 a 30 do R.E.A.A são trabalhados em um “Conselho Kadosh”, cuja missão não é santificar o homem, mas dotá-lo das virtudes da piedade e da fidelidade a si mesmo, para defender o que é certo, justo e para consagrar o Maçom às Santas Causas.

Na noite do dia 27 de junho, ocorreu um incêndio no 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, com resultados desastrosos.

Por conta desta tragédia, perdemos 50 preciosos leitos de CTI. A Maçonaria Regular Mineira, através do GOB-MG, GLMMG e GOMG, abraçou a campanha humanitária de arrecadação de fundos, para a qual contamos com o apoio de toda a sociedade.

Este magnifico hospital, 100% SUS, com mais de 1.200 leitos, acolhe pacientes de todos os municípios mineiros e de todo o país, em razão sua inconteste especialidade.

Aqui, conclamamos os Irmãos para uma ação absolutamente prática de santidade maçônica, ou seja, de comportamento santificado:

Acesse o site: benfeitoria.com/santacausa e junte-se a nós.
 

CONSAGRE SUA VIDA A ESTA SANTA CAUSA.
https://bit.ly/Santa-Causa


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos