BONUM MURARIUS

14 de Agosto de 2022


 

Ano 16  Artigo 33  Número Sequencial 887  14 Agosto 2022


Saudações, estimado Irmão!

BONUM MURARIUS


Pretensiosamente, me arvoro a apresentar aos Irmãos uma fórmula extraordinária para encontrar um candidato e iniciá-lo em nossos Augustos Mistérios.

Algumas passagens dos labores maçônicos nos orientam para esses caminhos, mas, na prática, não é bem assim. Um exemplo é dizer que, antes de recebê-lo como Irmão, o tínhamos como amigo. Basta nominar nossos amigos e numerar quantos deles convidamos para a Maçonaria, para constatar a insuficiência deste critério. E quantos desconhecidos foram iniciados e se tornaram grandes amigos?

Laços de consanguinidade também têm pouca relevância, pois, sabedoria não se transmite geneticamente. Da mesma forma, condições financeiras não são parâmetros, já que devemos nos despojar do falso brilho dos metais para nos despir da vaidade do ter. Posses, status e respostas em questionários podem se limitar a fachadas para conquista de interesses profanos.

A instrução formal adquirida nas universidades também não revela o grau de enlevo do Maçom, pois, existem idiotas com estudo e grandes homens sem formação acadêmica.
 
Qual é, então, nosso ponto de partida?  Recorremos ao poema “Borboletas”, de Mario Quintana: “O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você”

A fórmula sagrada para atrair novos membros para a Maçonaria é manter comportamentos e atitudes maçônicas. São eles que atraem os semelhantes. Na prática, é a boa índole com o propósito de vida vinculado a outras pessoas. A vivência em Loja nos torna dignos do diploma que a vida outorga aos que querem aprender para ensinar.

PELO AMOR, PELO APERFEIÇOAMENTO DOS COSTUMES


Platão ensina que os homens têm ações bondosas porque carregam internamente um ideal superior: a ideia do bem. Aristóteles assevera que todo comportamento tem uma finalidade.
 

TORNAR FELIZ A HUMANIDADE


Devemos ser acessíveis àqueles que nos procuram movidos pelo mesmo propósito de vida, recebê-los de braços abertos, mirar em seus olhos e sindicar seu coração.
 

CABE AO MAÇOM A RESPONSABILIDADE DE UMA VIDA GENEROSA,
EDIFICANTE E DEDICADA A FAZER O BEM.
CULTIVAMOS UM JARDIM DE BONDADE.


* BONUM MURARIUS = Maçom do Bem.


Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos