LONGANIMIDADE MAÇÔNICA

21 de Agosto de 2022

Ano 16  Artigo 34  Número Sequencial 888  21 Agosto 2022


Saudações, estimado Irmão!

LONGANIMIDADE MAÇÔNICA


Este vocábulo, que não consta dos nossos rituais, talvez seja desconhecido pela maioria dos Irmãos. Alguns o entendem como generosidade.

No léxico, ele é compreendido como a virtude de suportar contrariedades em benefício do outro. A todo momento, o Maçom deve se lembrar de sua responsabilidade para com a sociedade.

A missão de tornar feliz a humanidade, que é um de um dos nossos sérios deveres, pode também nos impor grandes sacrifícios. Assim o faremos pelos ideais maçônicos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, mesmo que, no momento, possam ser considerados mera ilusão.

Sob a ótica maçônica, a longanimidade tem por colunas a devoção e a obediência. Se necessário, nos sacrificaremos em prol das futuras gerações, pela Liberdade da Pátria, Igualdade social e Fraternidade universal.
 

A INICIAÇÃO NOS TRAZ À LUZ, MAS NÃO NOS AFASTA DAS TREVAS.
A VERDADEIRA INICIAÇÃO SÓ É ALCANÇADA COM CORAGEM E RESIGNAÇÃO.


Daí a necessidade de melhor compreendermos a longanimidade. A palavra de origem hebraica traduz a ação de alguém que demora a entrar em estado de ira antes de vociferar ódio, rancor, inveja e a vingança travestida de falsa justiça.

As palavras-chave a ela associadas são ponderação, tolerância e temperança, não somente para com o outro, mas, principalmente, para com nós mesmos. O homem se destaca no Reino Animal pela racionalidade, que se qualifica na capacidade de não reagir de forma instintiva ao que ocorre em seu entorno. Como ser racional e Maçom, devemos evitar o vício do imediatismo nas análises, nas conclusões e nas ações.

A Longanimidade tem cinco companheiras, que são suas melhores conselheiras:

Paciência lhe ensinando que há tempo para plantar e tempo para colher.

Mansidão lhe inspirando a não perder de vista a sensatez e o equilíbrio

Humildade lhe instruindo como agir de modo simples, reconhecendo primeiro seus limites, antes de avaliar o outro.

Paz Interior, silenciosamente, lhe infundindo a felicidade do alinhamento da mente, do corpo e do espírito.

A quinta ponta da estrela, que projeta flamas a guiar a longanimidade é a Temperança, domesticando os vãos instintos, sublimando as paixões e freando os vícios.

Pela sobriedade cumprimos nossos deveres e caminhamos para a plenitude maçônica.
Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
← Voltar para artigos