O PERIGO DA TRIVIALIDADE

4 de Setembro de 2022

 
Ano 16  Artigo 36  Número Sequencial 890  04 Setembro 2022


Saudações, estimado Irmão!

O PERIGO DA TRIVIALIDADE


A palavra trivialidade possui vários sentidos, de certa forma depreciativos, que encontram eco na Maçonaria.

O primeiro sentido é o de “coisa sem importância”, que se apresenta em uma Sessão, quando não há Ordem do Dia e a resposta à pergunta feita ao Primeiro Vigilante sobre os motivos para o qual nos reunimos fica sem valor.

Da mesma forma, a Sessão fica “sem valor”, se não houver o Quarto-de-hora-de-estudo. Como aprender a submeter minhas vontades, vencer as paixões e fazer novos progressos na Maçonaria sem compartilhar o conhecimento?

O outro sentido de trivialidade é o de “coisa de pouco valor”, que encontramos também em dois momentos de nossas sessões. Na leitura dos balaústres, quando ouvimos longas manifestações empoladas e pseudo acadêmicas de mestres parabenizando o trabalho apresentado por um aprendiz. Bastaria ao Secretário escrever os nomes dos Irmãos que teceram elogios, mas não pode simplesmente fazê-los, pois encontra críticas dos apegados às minúcias. Neste mesmo sentido, encontramos as bugigangas verbais na Palavra a bem (longe) da Ordem.

O terceiro sentido para a trivialidade é o de “ideia repetitiva”, que é a mais perigosa. São os nossos bordões, clichês e estereótipos. A trivialidade de repetir bordões e clichês, pode nos expor a situações vexatórias ou, no mínimo, inusitadas.

Quanto ao estereótipo, encontramos, por exemplo, a degradação do traje maçônico. Ao ser instituído o terno preto, a intenção é a padronização da elegância e o nivelamento de todos os referenciais entre os Irmãos. É muito triste constatarmos nas redes sociais Irmãos com olhares caídos, gravatas tortas, camisas para fora da calça e copos na mão em “festiva reunião maçônica”, além da quinquilharia de colocar várias medalhas e comendas no paletó para se destacar, contrariando a ideia do terno simples, que visa o ideal de sermos todos iguais, portadores do maior título maçônico: Irmãos.

Para provocar a reflexão: Nosso J∴ e P∴, pode ser Razão e Cabal? Ou Probo e Total?

Algum Irmão Escocês poderá, com plena certeza, explicar o V∴S∴P∴T∴V∴T∴ ?
 

A INTENÇÃO DESTE ARTIGO É ALERTAR OS IRMÃOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NOS ELEVARMOS ACIMA DA TRIVIALIDADE DAS PALAVRAS E FENÔMENOS, SE QUISERMOS, DE FATO, APRENDER A VERDADE TRANSCRITA EM LETRAS E AÇÕES.

PARA TANTO, SE FAZ NECESSÁRIO ULTRAPASSAR O PLANO PROFANO DA LINGUAGEM PARA ALCANÇAR A INSTRUÇÃO QUE NOS ELEVA AO SAGRADO.

 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos