GRATIDÃO AOS ANTEPASSADOS

25 de Setembro de 2022

Ano 16  Artigo 39  Número Sequencial 893  25 Setembro 2022


Saudações, estimado Irmão!

GRATIDÃO AOS ANTEPASSADOS


Comumente afirmamos que a vida começa quando o cordão umbilical é cortado e o ar invade nossos pulmões.

Mas, e a vida intrauterina? Do ponto de vista biológico, a vida começa na fusão dos gametas masculino e feminino. Porém, por não termos lembranças do zigoto até o parto, não incluímos este período na nossa existência.

Na vida, construímos nossa História a partir do nascimento, esquecemos o passado, trabalhamos no presente e ansiamos o futuro.

Cometemos um equívoco correlato na Maçonaria. A data da iniciação é para nós a data do nascimento. O passado são os graus que galgamos e esquecemos seus valores, principalmente, na ajuda a outros Irmãos a conquistarem seu futuro. Veja, por exemplo, o baixo retorno dos Irmãos às Lojas de Perfeição, Capítulos, Conselhos e Consistórios.

No presente, trabalhamos no desbaste da Pedra Bruta ansiando que o polimento ocorra e, no futuro mais próximo, seja recompensado por cargos e medalhas.

Não há o que se estranhar, pois tais situações são inerentes à natureza humana. Porém, tanto na condição de homem como na de Maçom, é necessário resgatar o sentimento de gratidão aos antepassados.

Agradecemos aos nossos pais pelo alimento, abrigo e instruções, mas quem cuidou de nossos pais? Muitas vezes guardamos ensinamentos profundos de nosso pai, sem saber que ele o recebeu de seu avô, quando o mesmo passou por uma situação marcante.
 

SOMOS O RESULTADO DE GERAÇÕES QUE NOS ANTECEDERAM
E ESTAREMOS PRESENTES EM OUTRAS CENTENAS DE GERAÇÕES.


Há um “DNA Maçônico” que é transmitido a cada Obreiro em sua Loja e Potência. Recebemos um patrimônio físico, moral e ético de Irmãos que não conhecemos. Devemos, portanto, construir uma herança para deixá-la àqueles que não nos conhecerão.

Conhecer, prestar respeito e nutrir sentimento de gratidão é tornar-se menos bruto e mais apto à construção de uma sociedade justa e perfeita.

Uma alegoria forte, bela e sábia sobre a gratidão aos antepassados, que merece ser lembrada é ensinada por Masaharu Taniguchi, fundador do movimento filosófico-religioso oriental, denominado Seicho-No-Ie.

“Deus é o solo onde nasce a árvore da vida. Nela, os antepassados são as raízes que sustentam e norteiam seu desenvolvimento. O tronco são os pais que fortalecem e impulsionam seu crescer. Os galhos e as folhas são os filhos que brotam e frutificam. A árvore da vida só prospera quando cuidamos bem de todas as suas partes. A gratidão aos antepassados é o alimento que nutre a árvore da vida

A Vida de todo ser humano está ligada aos antepassados. Se não agradecermos às raízes da Vida, seremos como a flor amputada do caule: por mais que seja bela e vistosa, logo murchará e secará.”

Nas comemorações pelos 95 anos em prol da sociedade, conclamamos os Irmãos a regarem nossa Árvore da Vida: Viva a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.
 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos