JUSTIÇA PARA JUSTIÇA

12 de Março de 2016

Por: Márcio Willian Furtado - M∴ M∴ pela LMML

Enfim parece que nossa justiça começa a caminhar em prol do desejo do povo. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) admiti que um réu condenado na segunda instância da Justiça comece a cumprir pena de prisão, ainda que esteja recorrendo aos tribunais superiores.


Qual seria o impacto em primeira mão?


Qual seriam os benefícios em nossa sociedade?


Para nós pobres mortais, cidadãos de pouco recursos e de pouca influencia NADA. Pois preso pobre é preso mesmo. Não temos recursos suficientes para dar voltas em nosso emaranhado novelo de leis e recursos que nossa justiça vive, e disponibiliza para fugir do pagamento das penas.


Mas para aqueles condenados, de altos recursos políticos, financeiros e “conchavos”, este sim pode acontecer alguma modificação. Estes privilegiados cometem crimes, e passam a apresentar recursos e mais recursos, utilizar os mais elaborados meios de não cumprimento de pena. A vítima ou as vítimas, esses já estão pagando há muito tempo. O acusado é inocente, até que prove o contrário.


Concordo que é inocente, até que prove o contrário, mas se foi condenado, ele deve ser preso, cumprir pena, e provar que é inocente para ser livre. A vítima, muitas das vezes, não tem qualquer chance de recurso.


Justificar, como alguns podem justificar, que esta decisão poderá afogar ainda mais nossos sistemas penitenciário, é RÍDICULO e um prêmio para impunidade. Então que declare: “NÃO PRENDAM MAIS NINGUÉM POIS NÃO TEMOS ESPAÇO, VIDA LONGA AO INFRATOR”.


Devemos ter a ciência exata dos benefícios desta decisão. O quanto de recursos se extinguiria. Pois em sua maioria, são nada mais e nada menos do que recursos para manter o condenado fora das unidades penitenciárias.


Esta decisão é um prêmio para nossa justiça e um aviso aos advogados “tomem cuidado, não vendam ilusão”.


Que paguem pelos erros condenados. E lutem para comprovar inocência se for o caso.


E uma das instituições contrárias a esta decisão foi ... OAB (segundo consta no site G1 http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/02/moro-elogia-decisao-do-stf-e-diz-que-mudanca-fecha-janela-de-impunidade.html)


Logo ela, que deveria primeiramente proteger a vítima, quer defender o acusado, com o sentimento de bom e protetor.


Que nossa justiça continue CEGA,

                                                                  mas mais JUSTA e PERFEITA.


--


http://pelobrasilverdade.blogspot.com.br/

--




← Voltar para artigos