A MENSAGEM DO PRUMO.

27 de Novembro de 2022

Ano 16  Artigo 48  Número Sequencial 902   27 Novembro 2022


Saudações, estimado Irmão!

A MENSAGEM DO PRUMO.


Sabemos que o Prumo é a joia usada pelo Segundo Vigilante. Sua função simbólica é nos alertar sobre a necessidade de verificar a perfeita verticalidade de uma obra.

Alegoricamente, esta obra é a vida. O simbolismo maçônico de uma parede a prumo, ou seja, edificada sem desvios, é a busca permanente de uma vida reta, no assentamento correto do tijolo do cotidiano pela argamassa da verdade.

Manusear o prumo material é um exercício mental para se compreender que, indiferente dos movimentos das mãos, a corda estará sempre reta e a ponta do pêndulo apontará necessariamente para a base projetando com ela o ângulo reto.

O primeiro exercício simbólico é compreender uma passagem do Livro da Lei, que menciona o Prumo.

Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado a prumo; e tinha um prumo na sua mão.
E o Senhor me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele

Costumamos nos concentrar na imagem mental, lúdica e amorosa do muro, que fora construído no prumo e com o Altíssimo segurando o instrumento. Porém, não nos atentamos para a severidade da parte final desta passagem.

“... eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele”

O prumo é a lei, a incontestável necessidade de verificar a verticalização da vida, de ter um propósito maior, ultrapassar a materialidade horizontal do solo, indo na direção vertical à espiritualidade.

A surpresa vem quando percebemos que a correta compreensão de “nunca mais passarei por ele”, é que não haverá perdão para os que não cumprirem a Lei e não usarem o prumo. Deus não terá misericórdia e não passará por cima dos desvios do povo.

Para nós Maçons, a compreensão do uso do Prumo em busca do paraíso moral e ético, se realiza na observância dos Sãos Princípios Maçônicos. O Prumo deve estimular os Irmãos a se elevarem acima de toda mesquinharia fazendo-os conhecer o valor e a real utilidade das coisas.

Há mais dois usos de cunho simbólico do prumo que merecem ser refletidos. O Prumo é usado ainda para medir a profundidade de um rio e também para recolher amostras do leito.
 

QUAL É A SUA PROFUNDIDADE, MEU IRMÃO?
SEU LEITO, SUA PARTE MAIS PROFUNDA, É COMPOSTA DE QUÊ?
PEDRA, AREIA, LODO?


O prumo nos alerta para a consciência de que a maior obra que podemos construir é uma vida sem desvios, que sirva de abrigo e proteção; e que devemos, frequentemente, sondar nossos propósitos, para sabermos se o que nos move são as virtudes ou os vícios.

 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas. Acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos