O PORTUGUÊS NA MAĆONARIA.

4 de Dezembro de 2022

 

 Ano 16  Artigo 49  Número Sequencial 903   04 Dezembro 2022


Saudações, estimado Irmão!

O PORTUGUÊS NA MAÇONARIA.


português em questão não é o indivíduo natural ou habitante de Portugal. Enveredaremos por esta língua indo-europeia, originária do ramo itálico e do latim vulgar.

A língua portuguesa, com aproximadamente 400 mil vocábulos, é falada por cerca de 280 milhões de habitantes no Planeta. Milhares são as palavras que transmitem valores maçônicos. Por exemplo, Fé, Esperança e Caridade. Indiscutivelmente, a simples leitura nos traz os sentidos léxico e simbólico.

Dentro do bem trabalhado conceito da triplicidade na Maçonaria, a disposição das palavras na frase gera combinações múltiplas, a transmitirem significados complexos e, ao mesmo tempo, ideias compreensíveis pela intuição.

Propomos um raciocínio especulativo, simbólico e provocador. Façamos, pois, um exercício mental sem pretensão de conclusão final: Apresentamos três palavras: APRENDIZ; COMPANHEIRO, MESTRE.

Naturalmente, cada Irmão formulou pensamentos, imagens e conceitos, cada qual com sua própria bagagem genética e cultural. Apresentamos, então, três outras palavras: IDEIA; VONTADE; ATO.

Perguntamos: Há relações entre esses vocábulos?

O Aprendiz é uma Ideia. Ideia é representação mental. Pode ser de algo concreto, abstrato ou utópico. Concreto como “Pedra”, abstrato como “Bruta” e utópico como “Eterno”.

O Companheiro, por sua vez, é a Vontade, a força interior inspirada pelos seus sentidos ao escolher um caminho diverso da reta. É o desejo de conquistar mais, de aumentar sua idade, mais passos e mais batidas à procura do polimento.

O Mestre é a plenitude, o Ato final. Ele é chamado ao exercício da excelsa faculdade de agir e fazer agir e se atentar à cada ocasião em que algo esteja sendo realizado.
 

Porém, O MESTRE NÂO NASCE PRONTO E NÃO MORRE COMPLETO.


Para abranger a essência das Instruções Maçônicas é preciso conhecer a multiplicidade de sentidos das palavras e sua profundidade. Identificamos assim, três outros vocábulos nos rituais e na prática maçônica: SUJEITO, VERBO e OBJETO.

Sujeito Maçônico se identifica com a ação, não importando se é protagonista ou coadjuvante. É o início, a ideia forte, que surge da necessidade do aprendizado.

Verbo Maçônico é a vontade, a emanação flamejante da estrela da mudança e a beleza de compartilhar o que aprendeu.

Objeto Maçônico é a realidade concreta vivenciada além da materialidade dos sentidos; a consciência do ir além. Inúmeros e difíceis são os pontos de perfeição para alcançar o ato final de um Mestrado Maçônico.

 

Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas. Acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos