O Solstício de Verão - 2022 - UMA CELEBRAÇÃO AO SOL, LUZ MAIOR

11 de Dezembro de 2022

O Solstício de Verão - 2022
Uma celebração ao sol, luz maior.
 

O solstício de verão é um evento astronômico em que a Terra recebe a maior quantidade de raios solares e são, consequentemente, o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Esse momento marca o início do verão, a estação mais quente.

Isso ocorre porque a Terra atinge uma inclinação de aproximadamente 23,5º em relação ao Sol e recebe os raios solares diretamente sobre a linha dos trópicos. O solstício de verão em 2022 ocorre no dia 21 de dezembro às 18:48 (horário de Brasília). A palavra “verão” originou-se do latim vulgar veranum tempus, que significa tempo primaveril. O verão é caracterizado pelo aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. Normalmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar em um dos hemisférios.

Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas.

O Solstício na Gênese de Celebrações Ancestrais

O solstício de verão tem sido celebrado por muitas culturas ao longo dos tempos. Os egípcios construíram as Grandes Pirâmides para que o Sol, quando visto a partir da Grande Esfinge de Gizé, se ponha exatamente entre duas das pirâmides no solstício de verão.
E talvez ainda mais célebre, Stonehenge, no Reino Unido, que tem sido associado aos solstícios de verão e inverno ao longo de 5.000 anos. Se nos posicionarmos no centro do monumento megalítico no solstício de verão é possível contemplar o nascer do Sol sobre Heel Stone, um megalito que se ergue precisamente no exterior do círculo principal de Stonehenge.

Nas antigas tradições pagãs costumava-se pular fogueiras para trazer purificação, fertilidade, saúde e amor. No hemisfério norte, este dia é considerado um dos mais sagrados do ano para os celtas e druidas, que acreditavam que a época era ideal para homenagear e reverenciar o sol como a nossa grande fonte de energia vital.

Eles se encontravam, no dia do Solstício de Verão, para reverenciar o nascer do sol nos megalitos da Terra, que são monumentos feitos com grandes blocos de pedra. Uma curiosidade é que a palavra vem do grego “mega” (grande) e “lithos” (pedra). Isto originou o termo “litha”, que é como os celtas chamavam o Solstício de Verão.

Os antigos acreditavam que aquilo que fosse sonhado nesta noite se tornaria realidade e que todas as formas de “magia”, como os rituais de cura, seriam extremamente potentes na véspera e no dia do Solstício do Verão.

Mas, para muitas culturas da era moderna, e para os americanos em particular, os solstícios e os equinócios perderam importância. Contudo, no meio maçônico, há um profundo respeito pelas mudanças de estação e estes marcos são ciclos que todo Maçom celebra.

E somos chamados mais uma vez nesta observância anual, quando estamos partindo para o final do ano, e as nossas Lojas entram em recesso. O sol está no meridiano, nossos trabalhos são suspensos por um momento, entretanto, com o devido cuidado para sermos chamados, em breve, de volta aos labores.

Nesta estação, o sol é a luz maior e brilha com intensidade. Que sejamos também luz dentro de nossas Oficinas, que possamos irradiar fora de nossas colunas tudo aquilo de bom que temos praticado em nossos Templos de Virtudes.

Texto: Paulo Júnio de Lima, Secretário de Comunicação GLMMG

 

← Voltar para artigos