A NECESSIDADE DA CRENÇA

25 de Dezembro de 2022

Ano 16  Artigo 52  Número Sequencial 906   25 Dezembro 2022

Saudações, estimado Irmão!
A NECESSIDADE DA CRENÇA.

Como a crença pode ser preponderante para o Maçom?

Será que a Maçonaria irradia ideias religiosas e pensamentos filosóficos baseados simplesmente na crença de serem eles verdadeiros?

O primeiro ponto a ser analisado são as ações tomadas com base no PRÉ CONCEITO que temos da ligação única existente entre a crença e a fé. Em certas situações, chegam a ser sinônimos e encontram, de fato, ressonância nos labores maçônicos, mas vai além disso.
 
“Credes em um Princípio Criador?”

O segundo ponto é a crença de que as crenças são limitantes. Neste caso, o problema está na reação PÓS CONCEITO. Ocorre frequentemente quando recebemos opiniões e pensamentos negativos. Ao admiti-los como verdades, nós impedimos nosso crescimento pessoal. Maçonicamente, não podemos nos esquecer de que:
 
“Somos o nosso próprio escultor”

Como escultor de si próprio, a prática Maçonaria nos ensina que a crença é um sentimento de fé. É acreditar naquilo que os sentidos físicos não captam, mas reconhecemos que a nossa regra maior é fazer o que é certo. Para além da materialidade das ferramentas está a espiritualidade e seu simbolismo.

No Natal celebramos que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, por uma mulher imaculada, tendo como pai o Criador, sob o brilho de uma grande estrela, visitado por três Magos, em uma simples manjedoura e cercado por animais domésticos.

Qual é a importância de termos comprovação científica desses dados?

Nenhuma! O relevante é o símbolo que os envolve e os sentimentos despertados em nós.
 
CRENDO EM UM PRINCÍPIO CRIADOR,
NÓS NOS ESCULPIMOS À SUA SEMELHANÇA!

O Maçom possui três crenças: SER – FAZER – TER.

Ele precisa SER MAÇOM a cada minuto. A crença de que esta conduta o elevará a condição de homem justo e de bons costumes.

Ele precisa FAZER MAÇONARIA a cada hora. A crença de que nossos valores contribuirão para a construção de uma sociedade melhor para as futuras gerações.

Ele precisa TER CONSCIÊNCIA MAÇÔNICA a cada dia. A crença de que o passado, o presente e o que virá no futuro são consequências de sua conduta, ação e desejo.

O Natal é uma data importante para o Maçom vibrar positivamente. Todos os elementos alegóricos e simbólicos nos remetem espiritualmente para além do nascimento do menino Jesus.

QUE A NATIVIDADE DO MENINO JESUS SEJA PARA O MAÇOM A OPORTUNIDADE DE FAZER NASCER OS VALORES DA FÉ, DA ESPERANÇA E DA CARIDADE NA MANJEDOURA DOS CORAÇÕES.
 
Seguimos neste ­16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas. Acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos