Saudações, estimado Irmão!
QUEM SERÁ VOSSO GUIA EM 2023?
Uma frase soa acalentadora no começo da jornada ao desconhecido:
EU SEREI VOSSO GUIA! NADA RECEEIS. TENDE CONFIANÇA EM MIM.
Neste início de ano, dediquemos um tempo e um local apropriado para nos deixarmos entregues às nossas reflexões mais profundas.
Não estamos sós. O G.’.A.’.D.’.U.’., que tudo vê, testemunha a sinceridade das respostas da razão diante das indagações do coração.
A vida cria sua substância pelos resultados. Assim como foi no passado, está sendo no presente e será no futuro. Vivemos os benefícios daquilo que adquirimos, as perdas do que não valorizamos enquanto tivemos e a estagnação pelo medo do desconhecido.
Nossa reflexão se clarifica no símbolo do cinzel. A função desta ferramenta é responder à força do maço para lapidar a pedra, ação que exige constância e consciência da exata medida da força a ser aplicada no cinzel e não na pedra.
A pedra é como a vida. O cinzel é o viver; e a força, a nossa vivência. A alegoria desses elementos se revela na vida quando a pedra bruta se transforma em pedra polida, assim como de profano para iniciado e de outros degraus, desde o princípio até o propósito final.
Em 2023, o Maçom deve escolher o seu cinzel, ou seja, a forma de viver. Além de desbastar as imperfeições e ser o elemento transformador da realidade, o cinzel carrega em si uma mensagem poderosa e pouco comentada: a humildade ao receber e reconhecer a necessidade dos golpes aplicados pelo maço para cumprir sua missão.
QUANTOS GOLPES RECEBEREMOS NESTE NOVO ANO?
O SUFICIENTE PARA O DESBASTE PERFEITO!
Quantificamos nossa força pelas experiências que nos obrigam a viver, usar o cinzel e ser um obreiro sem se apegar à vaidade da obra. Os medos advêm das incertezas que impedem nossa progressão. E se a pedra trincar? E se o cinzel ficar cego ou a força falhar? Tudo pode acontecer. Para tudo e antes de tudo haverá sempre a oportunidade de realinhar.
SEJA SEU PRÓPRIO GUIA! RECEIE O QUE É NECESSÁRIO RECEAR,
MAS NÃO PERCA A CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO!
O ANO DE 2023 SERÁ COMO VOCÊ O CONSTRUIR.
Neste 17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
|