QUEM SERÁ VOSSO GUIA EM 2023?

1 de Janeiro de 2023

 Ano 17  Artigo 01  Número Sequencial 907   01 Janeiro 2023


Saudações, estimado Irmão!

QUEM SERÁ VOSSO GUIA EM 2023?


Uma frase soa acalentadora no começo da jornada ao desconhecido:
 

EU SEREI VOSSO GUIA! NADA RECEEIS. TENDE CONFIANÇA EM MIM.


Neste início de ano, dediquemos um tempo e um local apropriado para nos deixarmos entregues às nossas reflexões mais profundas.

Não estamos sós. O G.’.A.’.D.’.U.’., que tudo vê, testemunha a sinceridade das respostas da razão diante das indagações do coração.

A vida cria sua substância pelos resultados. Assim como foi no passado, está sendo no presente e será no futuro. Vivemos os benefícios daquilo que adquirimos, as perdas do que não valorizamos enquanto tivemos e a estagnação pelo medo do desconhecido.

Nossa reflexão se clarifica no símbolo do cinzel. A função desta ferramenta é responder à força do maço para lapidar a pedra, ação que exige constância e consciência da exata medida da força a ser aplicada no cinzel e não na pedra.

A pedra é como a vida. O cinzel é o viver; e a força, a nossa vivência. A alegoria desses elementos se revela na vida quando a pedra bruta se transforma em pedra polida, assim como de profano para iniciado e de outros degraus, desde o princípio até o propósito final.

Em 2023, o Maçom deve escolher o seu cinzel, ou seja, a forma de viver. Além de desbastar as imperfeições e ser o elemento transformador da realidade, o cinzel carrega em si uma mensagem poderosa e pouco comentada: a humildade ao receber e reconhecer a necessidade dos golpes aplicados pelo maço para cumprir sua missão.
 

QUANTOS GOLPES RECEBEREMOS NESTE NOVO ANO?
O SUFICIENTE PARA O DESBASTE PERFEITO!


Quantificamos nossa força pelas experiências que nos obrigam a viver, usar o cinzel e ser um obreiro sem se apegar à vaidade da obra. Os medos advêm das incertezas que impedem nossa progressão. E se a pedra trincar? E se o cinzel ficar cego ou a força falhar? Tudo pode acontecer. Para tudo e antes de tudo haverá sempre a oportunidade de realinhar.
 

SEJA SEU PRÓPRIO GUIA! RECEIE O QUE É NECESSÁRIO RECEAR,
MAS NÃO PERCA A CONFIANÇA EM VOCÊ MESMO!
O ANO DE 2023 SERÁ COMO VOCÊ O CONSTRUIR.


Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos