JUBELLUS

15 de Janeiro de 2023


 Ano 17  Artigo 03  Número Sequencial 909   15 Janeiro 2023


Saudações, estimado Irmão!

JUBELLUS.

 


Sinônimo de traidores, a alegoria daqueles ambiciosos que mataram o mestre deve ser profundamente estudada por nós.

Vivemos tempos em que as associações são qualificadas em virtude da ação de alguns de seus associados. O fato de haver padres pedófilos não significa que a Igreja está corrompida. Há pastores gananciosos, mas a fé Cristã prega a humildade. Há policiais bandidos, porém a farda é nobre. Transgressões acontecem por conta da natureza humana, sempre bruta e passível aos desvios.

Por isso é importante entendermos que J.’.J.’.J.’. eram companheiros, na mais fiel compreensão da função dos que, ombro a ombro, sentam-se à mesa e compartilham o pão. Portanto títulos ou graus não são galardões morais.
 

AS INSTITUIÇÕES SÃO MAIORES QUE SEUS MEMBROS.
AS TRAIÇÕES ACONTECEM POR PERJÚRIO AOS PRINCÍPIOS.


Não é de hoje que isso acontece. Judas traiu Jesus, Joaquim traiu Tiradentes, e a primeira punhalada nas costas do imperador César foi dada por seu filho adotivo. Sendo assim, a frase “Até tu Brutus, filho meu?” nunca perderá a contemporaneidade.

Diante dessa realidade, emergem sentimentos inerentes à infidelidade exposta: raiva, descrença, tristeza e vontade de abandonar tudo. O tempo cuida da raiva; a memória nos apresenta os verdadeiros vultos; a fraternidade cura a tristeza; e a certeza de que não somos iguais aos jubellus nos mantém de Pé e a Ordem.

Lembremos, pois, nosso compromisso em prol da humanidade, em que um de nossos maiores inimigos são os pérfidos, que a defraudam.
 

O MAIOR VALOR, GRAU OU TÍTULO DO MAÇOM É A FIDELIDADE.
FIDELIDADE NÃO AO SUPERIOR HIERÁRQUICO OU À INSTITUIÇÃO,
FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS DE LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.


O Maçom não pratica a idolatria, não tem mitos ou líderes, não é cego para seguir ideologias e não procura meios para justificar os fins. Desse modo, não podemos perder a consciência de nossos deveres, assim como não podemos ser guiados pelo mais vil dos vícios, que é a paixão.

Nada justifica o cerceamento da liberdade de expressão. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro 1948, em seu Artigo 19, preconiza:

Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”

Jamais devemos esquecer que a primeira pancada dada em Hiram atingiu sua garganta, impossibilitando-o de pedir socorro.


Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos