RETORNO AOS TRABALHOS

5 de Fevereiro de 2023

Ano 17  Artigo 06  Número Sequencial 912   05 Fevereiro 2023


Saudações, estimado Irmão!

RETORNO AOS TRABALHOS

 

Boa parte das Lojas Maçônicas retorna aos trabalhos esta semana, e a grande indagação é como será o encontro dos Irmãos e a convivência entre aqueles que se consideram “primos”.

A resposta é bem simples: será conforme a batida dos malhetes.

É imprescindível que compreendamos que a Loja é um “laboratório”, um local de formação e experiências. Nela nos qualificamos através dos estudos (Rituais) e dos comportamentos (Ritualística) para o mundo profano. O respeito às Luzes é o treinamento adequado para convivermos em sociedade.

Indiferentemente de nossas condições ou nossos títulos fora do Templo, nos submetemos, de modo consciente, à autoridade do Venerável Mestre. A responsabilidade para que os trabalhos da Loja sejam um reflexo da Ordem e da Beleza encontradas nas obras do Grande Arquiteto passa pelo comando daquele que foi instalado no Trono de Salomão.

Porém, não haverá sucesso se todos não subjugarem suas paixões e suas intransigências. Afinal, nosso mais elevado princípio é a Fraternidade.
 

SE HOUVE OU HOUVER MOTIVOS DE DISCORDÂNCIA ENTRE OS IRMÃOS,
A ADMIRAÇÃO PODE SER ROMPIDA,
A FRATERNIDADE, NÃO!


Precisamos ser pragmáticos. Se a conduta do Irmão diverge da nossa, mas ela não é tipificada dentro dos códigos de justiça maçônica, ele terá o mesmo direito de frequentar a Loja. Que não seja você o responsável por quebrar o equilíbrio dos labores maçônicos.

Um “boa-noite”, resposta objetiva a uma pergunta de cunho maçônico, é mais que suficiente. Em Loja, o Maçom deve ser sempre “coração” e “mente”, ou seja, “sentimentos” e “inteligência”, mantendo a harmonia para que a Luz que vem do alto o ilumine e que o amor e a bondade emanados pelos de sua mesma sintonia o fortaleçam.
 

ÀS LUZES CABE A RESPONSABILIDADE DE CUMPRIR O RITUAL.
AOS OBREIROS, A RESPONSABILIDADE DE CUMPRIREM A RITUALÍSTICA.


Devidamente alertados acerca da necessidade de vencer as possíveis dificuldades interpostas no caminho para o êxito dos trabalhos, creio que devemos indagar sobre para que estaremos nos reunindo.

Com certeza, não apenas para se ouvirem batidas de malhetes!

A resposta está justamente nas duas primeiras palavras das frases destacadas acima, em negrito: Luzes e Obreiros.

O Venerável deve se reunir com seus Vigilantes e traçar as metas de trabalho da Oficina para 2023. Quando e quais serão as sessões de Instrução? Como atuarão junto à comunidade no atendimento filantrópico? Em quais eventos festivos, cívicos e políticos a Loja se fará presente, visando estreitar os laços entre nossos familiares, a sociedade e as demais instituições? Iluminem o caminho, mostrem os planos da obra.

Os Irmãos devem honrar seus compromissos, sejam pecuniários, sejam presenciais. Devem entender que o avental é o símbolo de trabalho! Irmãos somos em Loja. Na sociedade, precisamos ser Obreiros.
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
← Voltar para artigos