QUANTO AO FUTURO DA MAÇONARIA

19 de Fevereiro de 2023

Ano 17  Artigo 08  Número Sequencial 914   19 Fevereiro 2023


Saudações, estimado Irmão!

QUANTO AO FUTURO DA MAÇONARIA

 

Muitos dos Ternários que estudamos são temporais, como manhã, tarde e noite; infância, idade adulta e velhice; nascer, crescer e morrer; passado, presente e futuro.

E sempre a terceira fase/parte causa, no mínimo, preocupação. E preocupação no sentido literal: ocupar-se previamente de algo que não está no presente.

Entretanto não há como não vivenciar tais pré-ocupações.
 

NOSSAS PRÉ-OCUPAÇÕES DEVEM SER SIMBOLICAMENTE COMPREENDIDAS
COMO PRANCHAS DE ARQUITETURA TRAÇADAS
NA TÁBUA DE DELINEAR DA EXPERIÊNCIA.


E nos vem à mente, diante de tantas mudanças que se passam na sociedade: qual será o futuro da Maçonaria?

Permitam-me a apresentação de uma alegoria. Criaremos, então, o Grau de Maçom Futurista, cujo número será o oito deitado, a marcha é uma reta infinita. O toque, um abraço envolvente e a palavra sagrada será: VOCÊ!

Você”, pois a sacralidade da palavra está na conscientização de se assumir como um futurista. As escolhas e as ações que você faz hoje contribuem para determinar o futuro dos Maçons, das Lojas e das Potências Maçônicas!
 

QUAL FUTURO VOCÊ QUER VIVER? QUAL FUTURO VOCÊ ESTÁ CRIANDO?


Você já se deu conta de que tudo à nossa volta é resultado do que foi traçado por alguém? Que esses “alguéns”, por esse trabalho, é que realmente alcançaram a plenitude?

Todos nós temos a obrigação de termos uma obra! Esse é o segredo da imortalidade. Saber que a morte é inevitável, inerte e no futuro e que viver também é inevitável, porém ativo e no presente.

Por isso, o Maçom Futurista não se preocupa em prever o futuro, e sim em construí-lo. Ele não está sentado no Trono da Sabedoria, mas no Trono do Discernimento. Atento às mudanças, ele procura o potencial de cada pedra, pois sabe que nem todas suportam ou necessitam do mesmo polimento.

Todos nós tivemos, temos e teremos momentos que tornam a vida especial. Não é necessário ser um evento grandioso. A vontade de fazer um “algo” melhor pela sociedade, pela família, pelos Irmãos, pela Loja e pela Maçonaria ecoará pela eternidade.

O segredo da existência maçônica é encontrar um propósito para trabalharmos juntos, um sentido que motivará o grupo. É isso que faz a Maçonaria valer a pena, apesar de todos os problemas e das dificuldades interpostas pelo caminho.

O futuro da Maçonaria é um projeto coletivo! Mas esse futuro está longe de ser algo distante e abstrato. Ele será apenas e unicamente o resultado das atitudes que tomamos como Maçons, dia após dia.
 

O FUTURO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO!
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos