QUAIS SÃO OS INIMIGOS DA MAÇONARIA?

26 de Fevereiro de 2023

 Ano 17  Artigo 09  Número Sequencial 915   26 Fevereiro 2023


Saudações, estimado Irmão!

QUAIS SÃO OS INIMIGOS DA MAÇONARIA?

 

Diariamente somos acionados por Irmãos nos informando sobre perfis falsos de Instagram e Facebook. Convites eletrônicos para iniciação em “poderosas”, “legítimas”, “regulares”, “internacionais”, “independentes” Ordens Espúrias.

Tais situações são extremamente perigosas e danosas para a Maçonaria. Infelizmente 99% são armadilhas que visam apenas arrecadar dinheiro dos incautos neófitos. Pior ainda: quando os neófitos não são incautos, são ardilosos e “profanos profissionais”. Muitos expulsos ou não aceitos nas Potências Maçônicas, cujas colunas de sustentação são a Virtude e a Sabedoria, alcançadas unicamente pela prática da Moral e da Ética.

Contudo esses não são os verdadeiros inimigos da Maçonaria.
 

NOSSAS ALEGORIAS NOS ENSINAM QUE O MAL ESTÁ DENTRO DE NÓS!


Literalmente!

Dentro das Lojas, Potências e Instituições encontramos membros devidamente iniciados, elevados, exaltados, instalados, nomeados e eleitos a altos cargos que, pelos desvios de conduta, propósitos e interesses particulares, perdem a condição de Irmãos.

Do mesmo modo, em nosso íntimo, temos três maus companheiros, que são a Ignorância, o Fanatismo e a Ambição.

Mas são nossos companheiros? Sim! Não há como negar a natureza humana do Maçom, assim como sua inerente ligação com tudo o que possa aviltá-lo.

As masmorras que cavamos são para nossos vícios! E essas masmorras não se encontram fora de nós. Elas estão no mais interno de nossa consciência e com um detalhe muito importante:
 

AS MASMORRAS PARA NOSSOS VÍCIOS
NÃO TÊM GRADES NAS JANELAS OU PORTAS NAS PASSAGENS!
POR ISSO, A ETERNA VIGILÂNCIA E A CONSTANTE PRÁTICA DA VIRTUDE.


A Ignorância se apresenta, principalmente, nas proposituras e falas. A pena capital para esse mau companheiro é cortar-lhe a garganta. O Fanatismo, por sua vez, é o sentimento da impossibilidade de estar errado. Arranquemos, então, o coração desse segundo mau companheiro. Por fim, já que a Ambição traz consigo o desejo de ser ou estar em vários locais e postos, dividiremos, portanto, esse alter ego ao meio: uma parte para o sul e outra para o setentrião.

Fiquemos atentos para não nos tornarmos inimigos da verdadeira Maçonaria ou sermos influenciados pelos que já são. A Virtude e a Sabedoria são combatidas diariamente pela Ignorância (בּוּרוּת), pelo Fanatismo (קַנָאוּת) e pela Ambição (שְׁאַפתָנוּת).

As palavras sublinhadas são a tradução em hebraico. Observe que todas terminam com a letra “chet”, que expressa o conceito dialético de “ides e vindes” e traduz o sentimento de “medo” ou “força de vida”.
 

CONSCIENTIZEMO-NOS DE QUE A MAÇONARIA É PERFEITA. OS MAÇONS, NÃO. PRINCIPALMENTE QUANDO PERDEM O MEDO E OS VÍCIOS SÃO SUA FORÇA DE VIDA.
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos