QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PRIMORDIAIS DA MAÇONARIA?

12 de Março de 2023

 Ano 17  Artigo 11  Número Sequencial 917   12 Março 2023


Saudações, estimado Irmão!

QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PRIMORDIAIS DA MAÇONARIA?

 

Para essa pergunta, podem aparecer centenas de respostas, uma infinita lista de virtudes e dezenas de jargões maçônicos. Dentre eles, o mais comum: “Ser um homem Justo e de Bons Costumes”. Isso pode não ser uma exigência, mas o resultado natural da prática dos valores maçônicos.

Todos os nossos símbolos, alegorias, valores, práticas ritualísticas, enfim, a Maçonaria como uma unidade integral está na tríade do lema: Liberdade – Igualdade – Fraternidade.

Precisamos, contudo, transformar esses substantivos em verbos. Tais palavras devem ser ações e, sobretudo, a aplicabilidade desses valores em prol do “tornar feliz a humanidade”.

Vejamos o conceito de Liberdade: é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio. Mas onde está o benefício coletivo?

RESPEITO À LIBERDADE. A Maçonaria pregoa que seus membros são livres e, como cidadãos, podem e devem exercer a liberdade dentro dos limites que lhes faculta a lei.

O princípio de Igualdade define que as necessidades de cada indivíduo têm a mesma importância. Pode ser um sofismo, pois o mundo é complexo, e o atendimento à demanda de um pode resultar no prejuízo de muitos.

APLICAÇÃO DA JUSTIÇA. Maçonicamente trabalhamos para que todos tenham as mesmas oportunidades na planificação da sociedade, prevalecendo a igualdade de direitos e deveres.

Fraternidade maçônica não está no fato de nos tratarmos como Irmãos, até porque nossos labores não visam ao fortalecimento pessoal ou institucional. Trabalhamos para e pela sociedade.

TOLERÂNCIA não no sentido de aceitar ou suportar. A tolerância é a atitude fundamental para viver e construir uma sociedade mais justa e perfeita. A Maçonaria nos ensina a sermos condescendentes com aqueles que, por ignorância, a desconstroem. 

Compreender os limites do outro e aceitá-los estimula a relação orientada pelo afeto recíproco, criando, assim, o sentimento de membros de uma única família e abarcando o real conceito de humanidade.

Giovanni di Pietro di Bernardon, mais conhecido como São Francisco de Assis, construiu a Teologia da Fraternidade. Quando jovem, lutou contra Peruggia pela liberdade de sua cidade natal. Francisco iniciou sua vida religiosa como pedreiro, ajudando a reconstruir diversas igrejas nos arredores de Assis. Pregava a doutrina cristã por reconhecer justiça na palavra de Deus e amava todos os seres vivos. Tratava os animais como Irmãos (ver a história do lobo de Gubbio) e, até mesmo em seus últimos momentos, chamou a Morte de Irmã.

Baseado em Mateus 22:39 (“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”), criou o lema “Fratelli tutti” (Todos Irmãos), bem como recebia a todos com um fraternal “Pace e bene” (Paz e Bem), lançando, portanto, a ideia da fraternidade universal.

Tolerância, justiça e respeito à liberdade. Essas são as exigências primordiais de nossa Sublime Instituição, para que, com paz e bondade, possamos nos reconhecer como Irmãos
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos