NIILISMO MAÇÔNICO

26 de Março de 2023

 Ano 17 Artigo 13 Número Sequencial 919   26 Março 2023


Saudações, estimado Irmão!

NIILISMO MAÇÔNICO.


A doutrina filosófica niilista é de uma extensa complexidade e possui viés que aparenta contradições. A própria palavra “niilismo” carrega o cerne do conceito “nada”, do latim “nihil”, para traduzir a vida como negativa, sem valor, sem propósito, “um nada”.

Porém algumas perspectivas visualizam o positivo no niilismo, acreditando que é pela crítica da realidade que as mudanças aconteceram. O interessante é que, baseado em um contexto ou um exemplo não edificante, cria-se uma visão pessimista e cética de tudo o que envolve tais circunstâncias. E tudo está perdido! Tudo não vale mais nada!

Tais situações às vezes são cotidianas e veem acompanhando a história da humanidade. Pergunto ao Irmão: qual é sua visão da juventude atual?

A resposta do filósofo Sócrates, que viveu entre 470 e 399 antes de Cristo, foi: “Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeites estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres”.

Mas muito antes dele, em um artefato datado do ano 2000 A.C., resgatado das ruínas da Babilônia, há uma mensagem reveladora: “Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura”.

Adentrando no tema deste artigo, faço uma segunda pergunta ao leitor: você conhece algum Maçom que vive reclamando dos Irmãos e da Maçonaria, questionando os mais jovens e as modernidades?

Esse Irmão é um contumaz crítico de tudo e de todos? Acredita que a Ordem caminha para o fim e cria ficções para justificar o caos que só ele, niiliticamente, vê? A gravata torta do Irmão Hospitaleiro é, para ele, um indicativo de que deve questionar a eficiência do caridoso mal-arrumado?

O praticante do niilismo existencial argumenta que a vida é sem sentido, não tem objetivo, não há propósito ou valor intrínseco. Assim é o niilismo maçônico. O Irmão desconhece o sentido de ser Maçom, não procura servir a um objetivo, não vai às reuniões com um propósito e desvaloriza o valor intrínseco da Maçonaria.

O mais interessante é que talvez ele agiu assim quando era Aprendiz, como Companheiro, como Mestre, ao dirigir uma Loja ou até mesmo após décadas de iniciado. A grande questão é: por que, com tantos “dessabores”, com tanta visão crítica, ele continua no meio de nós?

Por dois motivos: o primeiro é que, de tão cego que está, ele permanecerá até a consumação do fim da Ordem, que nunca virá, para dizer orgulhosamente a todos: “Eu avisei!”.

O segundo ponto, e perdoem-me a forma incisiva, contumaz e pragmática como tenho por hábito me manifestar: ele simplesmente não tem mais o que fazer da vida.
 

MAS NÃO O DESPREZEM! ELE É ESSENCIAL PARA A MAÇONARIA!
É EXEMPLO VIVO DO COMPORTAMENTO QUE NÃO PODEMOS TER.

É POR ELE E COM ELE QUE MENSURAMOS A TOLERÂNCIA.
NO CONVÍVIO, ADMINISTRAMOS NOSSO NÍVEL DE SERMOS INFLUENCIADOS.

E O PRINCIPAL: NA MAÇONARIA, NOSSAS FERRAMENTAS SÃO UTILIZADAS
PARA A CONSTRUÇÃO, NUNCA PARA A DEMOLIÇÃO.

 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos