VIRGEM, A ÚLTIMA COLUNA DO NORTE

14 de Maio de 2023

 Ano 17  Artigo 20  Número Sequencial 926   14 Maio 2023


Saudações, estimado Irmão!

VIRGEM, A ÚLTIMA COLUNA DO NORTE.


Nos quatro artigos anteriores (922: Áries – Outono – Fogo – Maçonaria; 923: Câncer – Inverno – Água – Maçonaria; 924: Libra – Primavera – Ar – Maçonaria; e 925: Capricórnio – Verão – Terra – Maçonaria), apresentei as quatro Colunas, as quatro Estações do Ano e os quatro Elementos, vinculando-os aos correspondentes Equinócios e Solstícios.

Mas, nos quatro, havia a mesma frase sobre Maçonaria. Qual é o motivo?

Para frisar que não importa o que estudamos, em qual vertente encaminhamos nossos pensamentos e quão abstratos ou concretos podemos ser, Maçonaria será sempre:

Uma escola de Moral e Ética que utiliza símbolos e alegorias para, com eles, desenvolver nos Maçons a capacidade de especularem de onde vêm, onde estão e para onde vão COMO CIDADÃOS E PARTÍCIPES CONSCIENTES DOS GRUPOS EM QUE ESTÃO INSERIDOS.

Feita essa explicação, peço a compreensão para retornarmos ao tema Colunas Zodiacais. Não creio que haja Colunas mais importantes, porém a Coluna de Virgem tem minha especial atenção.

Ao acompanharmos a marcha do Sol pela Abóbada Celeste, iniciamos em Áries, passamos por Câncer e agora, junto à Balaustrada, encontramo-nos sob os influxos da sexta Coluna Zodiacal. Estamos prontos para atravessarmos o eixo da Loja, mudarmos o sentido da visão e trabalharmos no mais belo grau da Maçonaria.

A Constelação de Virgem recebeu esse nome, pois o personagem mitológico que a inspirou era uma deusa imaculada, que não se corrompeu e manteve-se pura dentro dos valores que representava. Uma vertente credita a Themis, deusa grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, os sentimentos da verdade, da equidade e da humanidade, colocados acima das paixões humanas. Desgostosa com tantas guerras na Terra, ascendeu aos céus, metamorfoseando-se em estrelas que desenham uma donzela, signo do que deve ser o mais puro: a inocência, a falta de maldade quando for preciso julgar.

Na astrologia, Virgem – ou Virgo – é o signo cujo elemento é a terra, regido por Mercúrio, e encontra-se nos Templos encerrando a Coluna do Norte. Os influxos virginianos findam coincidentemente com o último dia do inverno e o primeiro dia da primavera.

A vida vegetal, por sua vez, carrega a inteligência do criador e a descoberta da vaidade das folhas. A planta, no silêncio do inverno, trabalha para a perpetuação da espécie, através da semente.

Visualizamos a primavera como a estação das cores e das flores, mas é preciso “ir mais além”, além do que é visto, além do presente, para além do exterior. A missão profícua está, pois, no interior:

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente.

Faço aqui um à parte: essa frase é do professor Mauricio Francisco Ceolin, atribuída – de modo equivocado – ao militante Henfil. Este, ao ser questionado sobre o fato, simplesmente respondeu que recebeu os versos “de um puro em Jundiaí”, sem dar o devido crédito ao correligionário.

Sendo a água a vida, a terra é o viver! E nós, humanos, somos a semente do Divino. Fácil compreender a analogia da semente na terra com o embrião na gestante. Ambos estão encarcerados na escuridão e no silêncio, necessitando de água/sangue que alimenta e complementa sua transformação. Ambos completaram seu primeiro ciclo/prova no útero da terra/mãe. Ambos aspiram à luz e a vivenciar os augustos mistérios da criação.

Façamos nosso exercício especulativo dominical.
 

QUANTAS VEZES USAMOS CORRETAMENTE A INOCÊNCIA PARA JULGAR?
QUANTAS VEZES VANGLORIAMOS AS FLORES EM DETRIMENTO DAS SEMENTES?
QUANTAS VEZES ESQUECEMOS QUE O PLANETA TERRA É A GRANDE MÃE?
CRIADOS À SEMELHANÇA DO CRIADOR, DEVEMOS CRIAR UM MUNDO MELHOR!
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
← Voltar para artigos