NA MAÇONARIA, É ASTROLOGIA OU ASTRONOMIA?

4 de Junho de 2023

Saudações, estimado Irmão!
NA MAÇONARIA, É ASTROLOGIA OU ASTRONOMIA?

Esse é um tema um pouco complicado em razão da mistura de conceitos e distorções encontradas na conceituação desses conhecimentos.
 
No mundo comum ou profanamente•.................... Melhor nem dizer profanamente, pois há os que divinizam ou cientificam a Astrologia. Então nos ateremos aos verbetes do Dicionário Michaelis:

"Astrologia - as·tro·lo·gi·a, sf: Estudo e prática de prever e revelar a influência dos astros no destino dos homens, nos acontecimentos terrestres e nos fenômenos atmosféricos."
 
"Astronomia - as·tro·no·mi·a, sf: Ciência que estuda a constituição e o movimento dos astros, suas posições relativas e as leis dos seus movimentos."
A primeira pergunta que surge é: qual é a instrução maçônica que nos ensina a "prever e revelar a influência dos astros no destino"? A resposta é: não existe!
 
Já a segunda pergunta é: qual é a instrução maçônica que nos ensina a "constituição e o
movimento dos astros"? A resposta é: não existe!
Portanto seria correto afirmar que não há estudo astrológico e astronômico na Maçonaria? Sim! PORÉM, os estudos maçônicos baseiam-se em símbolos e alegorias de vários ramos do conhecimento humano.
 
Da mesma forma que as ferramentas dos pedreiros nos remetem a valores e conceitos para além de sua utilização profissional, devemos atenção a esses dois conhecimentos.
O Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno da Astronomia, associados aos signos Aries, Touro, Gêmeos, Cãncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes da Astrologia e aos quatro elementos da natureza - Fogo, Terra, Ar, Água - são fontes quase inesgotáveis para o estudo alegórico dos comportamentos do gênero humano em sociedade.
 
Observe, na Abóbada Celeste, as três estrelas de Órion, as cinco das Hiadas e as sete ou mais que formam as Plêiades. Assim, vamos muito mais além dos nomes dos astros, à procura de entendermos o simbolismo de suas posições.
Ao contemplarmos nossas colunas, devemos compreender a analogia de que, em todo inicio, precisamos ser como o carneiro de Áries, que "entra de cabeça", ser aguerrido como Marte e ter o ardor iniciático do Fogo.
 
NÃO HÁ QUE SE DETERMINAR SE DEVEMOS OU NÃO ACREDITAR NAS PREVISÕES ASTROLÓGICAS, ASSIM COMO NÃO HÁ A OBRIGATORIEDADE DE NOS ESPECIALIZARMOS EM ASTRONOMIA. CONTUDO, O MAIS SELVAGEM DOS HOMENS COMPREENDE QUE NÃO PODE EXISTIR POR SI MESMO, QUE ALGUÉM DEVE TER CRIADO A TERRA SOB SEUS PÉS E O CÉU SOBRE SUA CABEÇA. ADMITE, ENTÃO, A EXISTÊNCIA DE UM CRIADOR INCRIADO, RENDE-LHE TOSCO, MAS SINCERO CULTO, PROCURANDO DESVENDAR OS CÓDIGOS ESCRITOS NO PASSADO, LIDOS NO PRESENTE E A SEREM VIVIDOS NO FUTURO.
O que há de mais belo em nossos labores é a reflexão provocada pela especulação que fazemos diante de tudo o que nos cerca.
Finalizo com uma terceira pergunta: os Maçons se reúnem em uma Loja Simbólica ou em uma Loja de Símbolos?

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos