Saudações, estimado Irmão!
RESPEITABILÍSSIMO.
Esse adjetivo aparece em determinados graus de nossa Ordem. Portanto, se ainda não o encontrou nos rituais, não tem problema, visto que não nos cabem as questões ritualísticas, mas sim as provocações filosóficas e a prova de que nada se faz na Maçonaria sem um motivo.
O superlativo de respeitável constrói-se com base em uma reputação, tendo em vista que venerável é sinônimo de respeitável. E aquele que, entre nós, merecer mais respeito deve ser instalado no Trono de Salomão!
O interessante é como avaliar o grau de respeito. Reafirma-se, pois, que é uma construção pessoal. Sendo assim, poderíamos dizer que é a lapidação? Não! É o polimento!
Façamos o exercício mental do símbolo maçônico do homem autoesculpindo-se. Ele está “se dando forma”, se formando. Pedra Bruta para Pedra Cúbica, mas ainda há a Pedra Polida.
Assim, nos deparamos com a idiossincrasia do estar vaidoso por ter alcançado o “polimento” ou ser vaidoso por ser “polido”.
George Bernard Shaw, jornalista, irreverente e inconformista dramaturgo irlandês do século XIX, sentenciou:
“Um homem é tão mais respeitável quanto mais numerosas são as coisas das quais se envergonha”.
NOSSA LAPIDAÇÃO É EXTERNA, FEITA COM FERRAMENTAS E MÃOS.
O POLIMENTO É INTERNO, REALIZADO PELA REFLEXÃO E PELA MENTE.
A respeitabilidade maior, ou seja, a condição de “Respeitabilíssimo” só pode recair sobre aquele acerca do qual os Mestres não tenham qualquer dúvida de conduta.
Afinal a plenitude maçônica não é de direitos, mas de deveres, sobretudo o dever do respeito.
A palavra respeito vem do latim respectus, particípio passado de respicere, “olhar outra vez”. Formada por re-, “de novo”, mais specere, “olhar”. O “olhar novamente” é resgatar o que já tenha sido realidade, valorizando e/ou reconhecendo o autor ou a obra.
É fácil compreender essa ideia quando revemos, por meio da memória, nossos pais e avós. A palavra “respeito” transforma-se no sentimento de consideração, deferência e estima pelo que o outro foi ou é e por sua existência.
Contudo qual será o elemento alegórico do polimento interno que resultará no respeito máximo?
A procura, a manutenção e a difusão da Verdade! Porém o que é a Verdade?
A VERDADE É O ÚLTIMO DEGRAU, SOBRE O QUAL SE ASSENTA AQUELE
QUE, PELO PASSADO, PELO PRESENTE E PELAS AÇÕES FUTURAS,
INSPIRARÁ O RESPEITO, POR ESTAR SEMPRE EM CONFORMIDADE
COM OS FATOS E A REALIDADE.
Neste 17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
|