A MAÇONARIA PODE ACABAR ?

29 de Outubro de 2023

29 Outubro 2023


Saudações, estimado Irmão!

A MAÇONARIA PODE ACABAR?


Sim, talvez ou não.

Decerto iremos divagar, ou seja, trilhar caminhos tortuosos, visto que a resposta dependerá de qual parte da Maçonaria estamos indagando.

O Maçom pode acabar? Sim! Basta ele, por suas atitudes, retornar à condição de profano.

Uma Loja Maçônica pode acabar? Sim! Basta ela deixar de ser para o Maçom um lugar consagrado aos Sãos Princípios da Moral e da Razão.

Uma Potência Maçônica pode acabar? Sim! Basta ela se tornar um Reino ou uma empresa, acreditando que as Lojas são suas colônias/filiais, instituindo "Viscondes", "Condes", "Duques" e aplicando leis imperialistas.

O Maçom pode acabar? Talvez! Dependerá de seu padrinho e de seus Irmãos, que o alertarão sobre os desvios e evitarão sua queda às masmorras do vício.

Uma Loja pode acabar? Talvez! Dependerá se a Loja tem associados ou obreiros. Associados vão à procura de algo (vem a mim); Obreiros, por sua vez, disponibilizam-se para algo (vou pelo outro).

Uma Potência Maçônica pode acabar? Talvez! Dependerá da compreensão da simbiose mutualista que deve reger as relações isonômicas entre a Potência e as Lojas, cuja interação deve resultar em benefícios para ambas as partes.

Um Maçom pode acabar? Não! Por menor que tenha sido seu tempo de convivência, houve um momento de discernimento do quão bom e suave era quando vivia em harmonia com os Irmãos. É uma semente plantada, aguardando o tempo para germinar.

Uma Loja pode acabar? Não! Uma vez instalada, a Loja é imorredoura. As Colunas podem se abater, os caracteres da Carta Constitutiva esmaecer, mas poderá, a qualquer tempo, ser soerguida por livres gerações vindouras que resgataram a história e os feitos de seus fundadores.

Uma Potência pode acabar? Não, pois ela não existe por si só. Potências são reflexos da pujança de suas Lojas e dos feitos de seus Obreiros. Potências não se expressam por quem está à sua frente, mas por quem está por trás.

Apresentei a pergunta em três segmentos e com três possíveis respostas. Friso o “possíveis respostas”, visto que não há verdade absoluta. Constantemente nos são apresentadas versões de tudo. Muitas vezes, diante dessas versões, assumimos compromissos os quais, quando descobrimos o equívoco, não voltamos atrás por simples vergonha de assumirmos que fomos enganados e manipulados.
 

A MAÇONARIA PODE ACABAR?
ELA VIVE EM CONSTANTE PERIGO
PELA IGNORÂNCIA, PELO FANATISMO E PELA AMBIÇÃO
DAQUELES QUE NÃO COMPREENDEM SUA FINALIDADE
 NEM SE DEVOTAM À SUA SUBLIME OBRA.
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos