VIVER-SOBREVIVER - VIVENCIAR A MAÇONARIA

5 de Novembro de 2023

VIVER -SOBREVIVER -VIVENCIAR A MACONARIA
Nossa compreensão de "Viver a Maçonaria" e quase orgânica, biol6gica e funcional. Acordamos (inclusive eu) e já encaminhamos nossa atenção aos Grupos Maçônicos de WhatsApp, a procura de efemérides, artigos e demais manifestações de irmãos que buscam alimentar maçônicamente os participantes. Quantas vezes ouvimos e, ate mesmo, dizemos "Eu vivo a Maçonaria!". Isso baseados na quantidade de noites que passamos nas Lojas, nas horas com os irmãos, na dedicação a leitura e no acompanhamento das postagens. Parece natural e ate "bonito". Porem ........ esse numero de noites não pode ser maior do que as quais passamos no Templo de nosso Lar. O exercício do "cargo• de Pai e Esposo é muito mais importante que quaisquer outros distintos por colares e joias. Devemos dedicar tempo as nossas relações fraternais, mas não todo o tempo do mundo, pois a família e a parte mais relevante do nosso mundo. Saber muito de uma coisa só nos toma chatos. Precisamos ter subsídios para conversar com um menino de 7 anos, com um adolescente de 14 anos, com um jovem de 21, com um adulto de 28, com aquele que alcançou o quinto septênio e assim par diante. 0 problema de "Viver a Maçonaria" e o mesmo com o qual, as vezes, deparamo-nos com o "Viver Profano". Entramos em uma rotina em que simplesmente vivemos! Alguém se lembra do que comeu ha três dias? Recordamos, com certeza, a Ordem do Dia da reunião da semana passada? 
QUAL É A UNICA CERTEZA DA VIDA? A MORTE!
Já QUE A MORTE é CERTA E UNICA, TENHA VARIAS VIDAS!
"Se queres bem empregar a tua vida, pensa na morte."
Se, por um lado, é aflitivo o alerta sobre "VIVER", o "SOBREVIVER" e impactante. Entretanto, de fácil compreensão e solução. 
Na sobrevivência, estão implícitas as adversidades. Onde nos deparamos com as discordâncias, as incompreensões e na mediocridade que nasce em tudo o que não está em um único nível.
 Portanto não devemos lutar par nada NA Maçonaria. Tudo deve vir naturalmente. Um dia nos foi dito que, se somos apegados as distinções mundanas, devemos nos retirar, visto que os Maçons não as reconhecerão.  
 Houve apresentar uma nova perspectiva. 
SE ÉS APEGADO ÀS DISTINÇÕES MACÔNICAS, RETIRA-TE,
 POIS O MUNDO PROFANO QUE LHE RODEIA NAO AS RECONHECERA.
 MEDALHAS ENFERRUJAM, DIPLOMAS AMARELAM E TRAÇAS ROEM OS MAIS FINOS PARAMENTOS.
"Somos pó e ao pó tornaremos."
Mas, então, tudo está perdido? Não!
 Permitam-me uma alegoria. O que e realmente um pai? E aquele que "fez" um filho? Aquele que registrou um bebe? Aquele que leva o estudante a escola? 0 homem que trabalha para o sustento da família?
 Nada disso. 0 descrito acima É apenas o viver e o sobreviver de um homem em prol de alguém de sua descendência.
PAI É VIVENCIAR A PATERNIDADE!
PATERNIDADE SÃO CONCEITOS E VALORES.
A PRATICA DA PATERNIDADE É UM INVESTIMENTO QUE SE FAZ PARA O OUTRO,
NAO ESPERANDO GANHOS OU RECONHECIMENTOS.
MACOM É VlVENCIAR A MACONARIA!

MACONARIA SAO CONCEITOS E VALORES.
A PRATICA DA MACONARIA I: UM INVESTIMENTO QUE SE FAZ PARA O OUTRO,
NAO ESPERANDO GANHOS OU RECONHECIMENTOS.
"Não esperes receber qualquer recompensa material da Maçonaria."

 Sergio QUIRINO Guimaraes Grao-Mestre GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos