LEALDADE MAÇÔNICA

19 de Novembro de 2023

Ano 17  Artigo 47  Número Sequencial 953   19 Novembro 2023


Saudações, estimado Irmão!

LEALDADE MAÇÔNICA.


Essa é, sem dúvida, a mais difícil virtude a ser adquirida por nós, Maçons. Por motivos simples, por termos e sermos uma estrutura hierárquica, a natureza humana segrega, cria “patamares” e penduricalhos fantasiosos.

Em tal processo imaginário de castas e esferas de poder, o Homo sapiens maçonauta chegou à conclusão de que quanto mais, melhor! Acontece que para tudo há um tempo e para todos, um lugar.

Assim, quando alcançamos essa conscientização, desenvolvemos o compromisso com a retidão moral, a honestidade e a sinceridade.
 

A LEALDADE MAÇÔNICA NÃO É PARA COM O OUTRO, MAS PARA CONSIGO.


Estamos em uma Ordem a fim nos tornarmos melhores que nós mesmos. O “eu” de hoje tem que ser melhor do que o “eu” de ontem. Contudo, isso, de fato, constatamos quando não nos envergonhamos de fitar nossos olhos no espelho.

No caminho do enlevo como Ser Humano, não pode haver a dualidade opositiva do fazer diferente do que se pensa. É o comportamento falso, exemplificado pelo “tapinha nas costas”, e a saudação afetuosa dos “Pinóquios”.

Podemos seguir os rituais, trajar-nos adequadamente, tecer elogios, cumprir missões, aparentar o cumprimento do propósito e dizer que temos as mãos e a alma limpas. Isso tem o nome de FIDELIDADE.

Portanto, a fidelidade é uma obrigação social, imposta por leis e parâmetros e, muitas vezes, impõe regras aos relacionamentos.

Já a lealdade é espontânea. Ela independe do outro. São comportamentos que trazem satisfação pessoal e ouvir que temos as mãos e a alma limpas.

Mas há ou onde está a instrução para a Lealdade Maçônica?

O primeiro “Fio de Ariadne” são as Luvas Brancas a nos alertarem sobre não mancharmos nossas mãos e que sejam encaminhadas a quem pode sempre nos recordar dos compromissos contraídos perante a Maçonaria.

O contrário de Lealdade não é deslealdade, é Traição. Por isso, quando nos desviamos, começamos a querer mais do outro, a julgar com base na perspectiva pessoal em prol do próprio eu.

Facilmente esses comportamentos são identificados e são de suma importância para todos nós, uma vez que nos informam que os Jubellos são reais e que sempre haverá maus companheiros.

E é justamente nessa alegoria que, pelo exemplo contrário, adquirimos a Lealdade Maçônica:
 

NOSSAS PALAVRAS NÃO CAUSARÃO O CORTE DA GARGANTA.

TEMOS BONS SENTIMENTOS QUE SE CONSERVAM DENTRO DO PEITO.

NÃO TEMOS COMPORTAMENTOS AMBÍGUOS,
 POR ISSO NÃO ESTAMOS AO MESMO TEMPO NO NORTE E NO SUL.
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos