SUPERIORIDADE GRAUdual.

26 de Novembro de 2023

 Ano 17  Artigo 48  Número Sequencial 954   26 Novembro 2023


Saudações, estimado Irmão!

SUPERIORIDADE GRAUdual.


Todos os Graus da Maçonaria são muito bonitos e possuem o mesmo valor de aprendizagem. Observando os nomes dos Graus, percebemos que cada um carrega uma mensagem, e não uma superioridade em relação aos demais.

Pode parecer esquisito se pensarmos em uma Loja Simbólica. Afinal temos Aprendizes, Companheiros e Mestres e, de modo natural, vem-nos a ideia de que Aprendizes estão ali para aprender e Mestres, para ensinar. Isso TEORICAMENTE explicita uma superioridade.

Tal concepção vai por terra quando constatamos que 90% dos trabalhos apresentados em Loja são feitos por Aprendizes e que há um grande número de Maçons que se dedicam exclusivamente à função de Mestre de Banquete Ad Hoc.

Tudo se complica em razão da numeração. MATEMATICAMENTE, três é “mais” que dois, e a distância do 33 para o 1 então......

MAS OS NÚMEROS SÃO APENAS SEQUENCIAIS
PARA ORDENAÇÃO DAS INSTRUÇÕES.


Ao tratarmos de “Grau”, devemos ter em mente sua condição de substantivo masculino, e não de adjetivo comparativo ou superlativo.

Como Maçons Especulativos e sempre prontos aos questionamentos, proponho estas reflexões:
 
  1. Na capa do seu Ritual consta Aprendiz Maçom, Ritual Grau 1 ou Aprendiz Maçom, Ritual do 1º Grau?
  2. Esse “1” é apenas um numeral? É como o “sobrenome” do Grau de Aprendiz Maçom? Usamos para “economizar” linguagem? Ou utilizamos os números para mantermos certa descrição e evitarmos mal-entendidos? (vide Grau 12 do REAA ou Grau 29 do Rito Brasileiro).
  3. No caso do “1º”, estamos indicando “o primeiro passo” ou seu valor como “em primeiro lugar”?

Assim, que respondam os “Eternos Aprendizes” e aqueles que galgaram o Grau 33 e compreenderam que o final é uma convocação ao início.

Sem a menor sombra de dúvida, é obrigação de todos os iniciados completarem seus estudos. O Rito Escocês Antigo e Aceito é composto por 33 Graus, e só o apreenderemos por completo uma vez que recebermos as instruções de todos os Graus.

Os estudos dos Graus não são para nivelar ou classificar alguém. Eles dão intensidade e apresentam, portanto, a real proporção do que seja o rito trabalhado.

E sejamos sinceros: não é a capa, a editora ou o autor que confirmam a qualidade, a originalidade e a autenticidade do conteúdo.

Façamos uma analogia com as faculdades de Medicina. A Faculdade de Medicina Antiga do Brasil (FMAdB) e a Faculdade de Medicina Antiga Brasileira (FMABr) são instituições fictícias de um mundo imaginário. Em um deles, há líderes que desconhecem o Grau de Pontífice e criam regras para seus formados, esquecendo que eles são Homens Livres e de Bons Costumes, tolhendo-lhes o exercício básico de exercerem o que aprenderam.  

Se não trabalharem nas e para as clínicas jurisdicionadas, perderão seus diplomas e poderão perder o registro no Conselho de Medicina Antiga (CMA).
 

POR ESSA ALEGORIA, FICA FÁCIL ENTENDER QUE NÃO É POR MEIO DE TÍTULOS OU GRAUS QUE SE ALCANÇA A SUPERIORIDADE OU A SUPREMACIA.


O Maçom deve entender que sua caminhada, seu progresso ou seu destaque não podem estar vinculados a uma instituição. Não é a faculdade que faz o bom médico, mas a dedicação dele à Medicina.

O desenvolvimento moral e ético o faz se dedicar ao doente, e não à doença. É grato aos Mestres da faculdade, porém não se esquece da Tia Terezinha que, quando não sabia ler nem escrever, ensinou-lhe o soletrar.

 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos