S.'.S.'.S.'.

10 de Dezembro de 2023

Saudações, estimado lrmao!

 S.'.S.'.S.'. 

Como você deseja conduzir sua vida? Pelo Esquadro e pelo Compasso! Como você deseja que sejam seus lrmãos? Justos e Perfeitos. Como você deseja que ocorram os trabalhos no Templo? Com Fervor e Zelo! Como você deseja que sejam tratados os assuntos em Loja? Pelos Princípios da Moral e da Razão! E o que devemos desejar às autoridades constituídas, sejam elas profanas ou maçônicas, e de forma geral, a todos os envolvidos na Maçonaria? 
Saúde, Sabedoria e Segurança! 
0 interessante é que a ordem das palavras aparece invertida em alguns rituais.
lsso pelo simples motivo de quem as copilou coloca-las na ordem que achava mais importante e dentro de uma interpretação. 
Como pessoas comuns, quem nunca disse: "Saúde em primeiro lugar!".
"O que mais importa é a saúde!"? 
Sem a menor duvida, CONCRETA E PROFANAMENTE, é verdade. Porém, a origem dos "3S" que aparecem nos documentos antigos do REAA refere-se as três Luzes da Lojas. Como uma saudação e uma invocação destinadas ao remetente. 0 primeiro "S" e o Venerável Mestre. Arquetipo da Sabedoria que, em latim, é Sapientia.
O segundo "S" está vinculado ao Primeiro Vigilante. Contudo precisamos estender a concepção de Salus, o qual, em tradução literal, é saúde. Uma pessoa que tem saúde, tem vigor que, em latim, é Force. Dessa forma, os conceitos de Saude, Vigor e Força (Salus, Force e Fortitudo) são intrinsecos. 
A fim de compreendermos o terceiro "S", invocaremos a Deusa Venus, a qual inspirava o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio. 
Ele dizia que, ao construirmos, não podemos esquecer os conceitos de firmitas, utilitas e venustas (firmeza/estabilidade, utilidade e beleza). Assim entenderemos que o Segundo Vigilante representa a beleza da Stabilitas. Naturalmente associamos estabilidade ao que tem solidez, ou seja, ao que é seguro. Portanto OS três "S" são "SAPIENTIA, SALUS e STABILITAS" (Sabedoria, Saude e Segurança). 0 importante é que, ao darmos as mãos, formemos uma Cadeia de União - não de braços, mas de vibrações. 
Sejamos fontes emanadoras de vibrações de discernimento para aqueles que demand am a capacidade de compreender situações com bom censo e clareza. 
Que os alvos de nossas vibrações recebam os influxos de equilibrio orgânico, mental e espiritual e que, acima de tudo, vivenciem a sabedoria e a saúde como dadivas concedidas pelo Criador em prol de seu viver e de servir a outras criaturas. 

Sergio QUIRINO Guimaraes Grao-Mestre GLMMG 2021/2024 

← Voltar para artigos