PARA QUE OU POR QUÊ (Ser Maçom)

17 de Dezembro de 2023

Ano 17  Artigo 51  Número Sequencial 957   17 Dezembro 2023


Saudações, estimado Irmão!

PARA QUE ou POR QUÊ?
(Ser Maçom)


O que o levou a aceitar o convite de se tornar um Maçom?

As respostas mais comuns são: Fantasia, Investimento e Inspiração. De fato, poderíamos usar outras palavras mais palatáveis, mas, no fundo, é isso mesmo.

Fantasia é uma obra criada pela imaginação, e creio que todos nós fomos acometidos por um devaneio quando convidados. Os “fantasiosos”, com o tempo, dividem-se em dois grupos: os que vivem em invencionices (Adão e muitos outros famosos eram Maçons) – a turma dos devaneios e utopias de poder e ação – que permaneceram entre nós, acusando-nos de descrentes.

A outra turma, com o tempo, estará de QP, pois o choque da realidade com o sonho, no desvario caprichoso, resultará sempre na quimera, na desilusão.

Quanto ao Investimento, divide-se, também, em dois grupos. Os “Investidores não materiais” estão à procura do conhecimento, do aprendizado e se dão bem. Já a turma do Networking, ainda na Câmara de Reflexão, questiona a frase: “Não esperes receber nenhuma recompensa material da Maçonaria”. Não compreenderam a diferença entre Irmãos e Parceiros.

A Inspiração vem das pessoas, das histórias, dos propósitos e, sobretudo, das ações. Todavia, como Maçons, devemos entender que a inspiração é uma via de mão dupla. Com o tempo, compreendemos que muito mais importante do que conhecer as instruções é consubstanciar-se a elas. Do ponto de vista etimológico, a palavra inspiração traduz a ideia de “soprar em”.

Depois desse preâmbulo, o qual espero tenha sido refletivo e nos remetido ao princípio da jornada, é hora de procurarmos as respostas ao “Para que ser Maçom” e “Por que ser Maçom”.

Pois bem! Aqui nos encontramos! Anos após a iniciação, cargos desempenhados e graus conquistados para que e por quê?
 

É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODOS NÓS FAÇAMOS ESSE QUESTIONAMENTO.


Dois mil e vinte e quatro se avizinha. Portanto, novas missões e novos objetivos devem nos nortear, a fim de que tenhamos um propósito maior e nada egocêntrico na Maçonaria. Dessa forma, encontraremos, de forma natural, a relação entre o Maçom e a Maçonaria.

PARA QUE SER MAÇOM?
PARA SERVIR AOS PROPÓSITOS DA MAÇONARIA!

POR QUE SER MAÇOM?
PORQUE OS PROPÓSITOS DA MAÇONARIA ME ENSINAM A SERVIR!


Afinal, qual é o propósito maior da Maçonaria? Tornar feliz a Humanidade!

Mas onde começa a Humanidade? Dentro de nós mesmos!
 

QUE SEJAMOS INSPIRADOS E INSPIRADORES EM 2024!
 

Neste ­17o ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos