DOIS MIL E VINTE E QUATRO SERÁ O ANO DA ROMÃ !

31 de Dezembro de 2023

Saudações, estimados lrmãos,  
DOIS MIL E VINTE E QUATRO SERA O ANO DA ROMÃ. 
Neste ultimo artigo do ano, justamente no ultimo dia de 2023, qual  reflexao devemos fazer após 365 dias vividos e tendo a frente o ínicio de mais um ciclo de 365 dias? Uma vez que trabalhamos com simbolismos e alegorias, peço aos lrmãos que a meia-noite de hoje visualizem uma semente de Romã e pensem: - 
ESTA SEMENTE SOU EU! E O QUE SOU? E O QUE ME TORNAREI EM 2024? 
A Romã, por conta de sua cor, sua forma e sua relação mitológica com Persefone, simboliza o amor e a fertilidade. Quando aberta, expressa abundancia, fartura, em virtude de suas muitas sementes. Inclusive, há uma lenda de que cada Roma carrega em si o numero de 613 sementes, mesmo numero dos mandamentos judaicos (613 Mltsvot da Tora). Outra situação interessante é que, na cultura iraniana, a fruta proibida no Jardim do Eden era a Romã. No entanto, como pode ter havido a troca das frutas no Livro Sagrado? Talvez por questao de tradução, aflnal roma, em Ingles, é pomegranate, palavra de origem latina formada de pomum (maçã) e granatus (com semente). Retornando, porém, ao tema e trazendo-o para os estudos maçônicos, a Romã carrega o simbollsmo da polidez redonda externa, embora seja formada internamente por cubos lrregulares e com muitas arestas. É justamente sobre esses pequenos cubos irregulares que devemos especular. Apesar de multifacelados, cada qual se encontra integrado de maneira harmoniosa com os que estão ao seu lado. ASSIM SÃO OS IRMÃOS. CADA UM COM SUAS CARACTERiSTICAS PARTICULARES E, PARA CADA UMA DELAS, HAVERÁ UMA JUNÇÃO OMBRO A OMBRO !
 Nao existe hierarquia ou classificação entre as sementes, pois o unico propósito é dar forma e cumprir a missao do fruto. Ohl Quão bom e quão suave seria se todos entendessemos esse simbolismo. Conscientizados de que, enquanto Maçons, não somos o fruto, mas parte dele, entendemos que a missão é dar-se forma (lavrar-se), ajudar a dar forma a outros (tornar feliz a humanidade) e sementar (inspirer). Então, eu sou semente da Romã! Então, eu sou Maçom da Maçonaria! 0 que sou como semente? 0 que sou como Maçom? Como semente, o que me tomarei em 2024? Como Maçom, o que me tomarei em 2024? Recorro a Parabola do Semeador (Marcos 4,1-9). CUIDADO, SOMOS SEMENTES DESEJADAS POR SEMEADORES NAO PREPARADOS E AMBICIOSOS. Todo mundo aspira eternizar seu nome, ser o responsável por um grande pomar de romãs. Deixarão sementes a beira do caminho; jogarão sementes sobre as pedras das injurias; outras irão para os espinhos das falacias hipócritas, mas haverá algumas que sobreviverão. Seja uma dessas. Mantenha-se lntegro, conhecendo o cerne do discernimento, da missão intrinseca para a qual você foi gerado e pela qual foi nutrido. Não espere milagres ou sorte. Construa um 2024 com base em suas raizes. Que você mesmo dirija seus braços a procura da Luz e, em especial, lembre-se de que você veio de outra semente e, portanto, deve se esforçar para ser a origem de outras sementes. Que essas, por sua vez, sejam Limpas e Puras, que seu nome seja lembrado como quem fez e seguiu em frente.

 Sergio QUIRINO Guimaraes Grae-Mestre GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos