ATIVOS E LABORIOSOS

28 de Janeiro de 2024

 Ano 18  Artigo 04 Número Sequencial 963   28 Janeiro 2024


Saudações, estimado Irmão!

ATIVOS E LABORIOSOS.


Como Maçons, devemos ser ativos e laboriosos. O interessante é que as palavras são sinônimas. Ser ativo é ser laborioso e ser laborioso é trabalhar de maneira ativa.

Na Maçonaria, nada se faz que não tenha um propósito de ser. Porém, não se pode afirmar que nossos símbolos e nossas alegorias têm significados simples e únicos. O mesmo elemento pode ser visto sob múltiplos pontos de vista, e cada um destes dá lugar a interpretações filosóficas análogas, mas diferentes.

Assim, tudo dependerá da bagagem moral, cultural, filosófica e vivencial do observador, do local, da posição e da graduação de trabalho em que se encontra o elemento observado.

ESTUDAR MAÇONARIA É FAZERMOS UMA CAMINHADA COM A CERTEZA DE QUE NÃO CHEGAREMOS AO DESTINO.   PORTANTO, O PRAZER DEVE ESTAR NO CAMINHAR.

Se ainda fôssemos Maçons Operativos, a frase acima seria: trabalhar em pedra é participarmos de uma obra com a certeza de que não a veremos pronta. Sendo assim, o prazer deve estar em lavrar.

Apenas como curiosidade e “exemplificando” a frase, foram necessários 182 anos para a Catedral de Notre-Dame, ser concluída.

No entanto, como somos Maçons Especulativos, procuraremos pensamentos, reflexões, possibilidades e dúvidas quanto ao que representa a expressão “ativos e laboriosos”.

Qual elemento maçônico está vinculado à expressão? O avental!

Essa mais honrosa insígnia do Maçom é o emblema do trabalho. A ninguém se dá a condição de, em reunião, estar sem usar o seu. Então, trajar o avental indica que fomos Maçons Ativos, contudo não é prova de que somos laboriosos.

Ser laborioso é, pois, desempenhar um trabalho árduo, constante e dedicado, de forma intensa.

Em Loja, portando nosso avental, devemos estar ativos/atentos aos comandos/ritualística e ser laboriosos/atuantes no desempenho dos cargos?  Poderíamos dizer que sim, mas é muito pouco, por um simples motivo:

MAÇONARIA É 10% DENTRO DO TEMPLO E 90% FORA DELE.


O que escrevo são interpretações simbólicas e especulativas baseadas em minha forma de vivenciar nossa Ordem, sendo, portanto, passível de equívocos. São apenas provocações para um intercâmbio no Quarto de Hora de Estudo.

Dessa forma, podemos especular que devemos nos manter ativos, ou seja, frequentes, bem comportados, compenetrados e, sobretudo, dispostos ao aprendizado, quando “Em Loja, meus Irmãos.”

Ao nos retirarmos em paz, pratiquemos – de forma intensa, diligente – o honroso labor de tornar feliz a humanidade.

Para aqueles que querem mais “provocações”, reflitam:
 

O MAÇOM DEVE SER ATIVO EM ESPÍRITO E LABORIOSO EM MATÉRIA.


2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.
 

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos