Saudações, estimado Irmão!
EPISTEME, PARA CONSTRUIR UM 2025 DE SUCESSO.
Inicio a 19ª série de artigos dominicais com este sincero desejo a todos os Irmãos: EPISTEME.
A palavra tem origem grega e se traduz como conhecimento, e a maioria de nós, traduzimos como conhecimento, acumulo de informações, habilidades adquiridas, oratória exemplar e até mesmo plágios filosóficos.
O valor real do Episteme para nós Maçons, vai além do repetir instruções, saber das lendas, intercambiar interpretações, não pode ser o conhecimento empírico advindo de ações não planejadas, nem o conhecimento teológico revelado por crenças.
Seria natural intuirmos que devemos trabalhar a reflexão e o raciocínio, que são as bases do conhecimento filosófico, já que a Maçonaria também é vista como um movimento filosófico, porém a Maçonaria não existe por si própria, ela não é um destino, é um caminho.
A concretização de sucesso em 2025, seja em quaisquer setores da vida do Irmão, vai depender do desenvolvimento de sua capacidade em entender, aprender e compreender o momento em que vive.
Evoluímos da Maçonaria Operativa para a Maçonaria Especulativa para irmos além da aceitação concreta das formas apresentadas, é o chamado conhecimento científico, que é racional, exato e verificável de sua aplicabilidade na realidade em que vivemos.
Não nos cabe estarmos na Maçonaria, necessário sermos Maçons, não podemos ter simples opiniões de tudo que nos envolve, o que chamamos de Doxa.
Exemplifiquemos pelo Esquadro: Símbolo da retidão! E?????
ENTENDO que a inflexibilidade das duas hastes perpendiculares em ângulo de 90 graus, nos mostra que, em qualquer posição, a retidão interna não muda. APRENDO pela sensibilidade que, se me manter inflexível na retidão, o caminho será sempre correto e COMPREENDO intelectualmente o conteúdo do saber simbólico do esquadro e que evidencia a realidade da ideia, tornando-se um conhecimento verdadeiro.
Um exemplo da Episteme como Conhecimento Verdadeiro, para a criação dos filhos:
Entender: vieram de mim, então somos um só, eles precisam captar o que é um pai.
Aprender: já fui como eles, nos erros e nos acertos, eles precisam sentir a irmandade na relação.
Compreender: que eles crescerão e um dia serão pais, eles precisam ser educados para serem exemplo aos filhos.
Apropriando-me de uma instrução do Livro da Lei, deixo uma recomendação provocativa e desejosa de sucesso em 2025, para todos os Irmãos:
“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:9-10
NÃO FUJA DA REALIDADE DO QUE SÃO OS OUTROS, POIS QUE JÁ VOS DESPISTES DO VELHO ANO COM SEUS FEITOS E DEFEITOS E VOS VESTISTES DO NOVO ANO, QUE QUE SE RENOVA PARA O CONHECIMENTO VERDADEIRO, SEGUINDO O PROPÓSITO DAQUELE QUE LHE CRIOU.
Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos.
O exíguo tempo é um exercício de objetividade e pragmatismo que visa otimizar os trabalhos e cumprir integralmente o ritual.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Mestre de Cerimônias - ARLS PR25 2024/2026
|